VIDEOAULAS DO YOUTUBE EDU SOBRE EQUAÇÕES DO 2° GRAU: UM ESTUDO SOB O OLHAR DA TAD.
Equação do 2° grau. Teoria antropológica do didático. Praxeologias matemáticas. Praxeologias didáticas. Videoaulas.
Este trabalho teve como objetivo analisar videoaulas da plataforma YouTube
Edu sobre as equações do segundo grau. De maneira geral, centra-se na análise sobre
as praxeologias matemáticas, praxeologias didáticas, objetos ostensivos e não-
ostensivos presentes em videoaulas do objeto equações do segundo grau. Para realizar
a análise praxeológica, ancoramos o presente estudo na Teoria Antropológica do
Didático, desenvolvida por Yves Chevallard. Trata-se de uma pesquisa de cunho
qualitativo, do tipo documental. Elegemos como sujeito da pesquisa videoaulas sobre
equações do segundo grau da plataforma YouTube Edu. Foram analisados dois canais
de Matemática da plataforma: o Ferreto Matemática e o Prof. Dr. Leo Akio. A
implementação da metodologia possibilitou identificar, os tipos de tarefas, as técnicas,
as tecnologias que justificam essas técnicas, bem como, os momentos didáticos e os
objetos ostensivos e não-ostensivos presentes nas videoaulas em torno do objeto
equações do segundo grau desses dois canais. Os principais resultados apontam que,
na praxeologia matemática das videoaulas houve um privilégio de uma técnica para
resolução das equações. Em se tratando da praxeologia didática, as videoaulas
apresentaram diferenciação de acordo com os seis momentos de estudo de Chevallard
(1999) e os objetos ostensivos evidenciados nas videoaulas também eram diferentes.
Nosso trabalho aponta que, apesar da diferença de visualizações dos canais analisados,
nós não identificamos uma diferença na práxis dos professores youtubers, contudo, o
canal que utiliza dos ostensivos tecnológicos de edição mais profissional é mais
acessado pelos usuários e isso parece ser fundamental para essas escolhas.