Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO VINICIUS VIANA DE HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIO VINICIUS VIANA DE HOLANDA
DATA : 31/05/2021
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID

O RPG (role playing game) como ferramenta didática no ensino superior de química orgânica: contribuições do jogo “Last Chance of Earth”

Role Playing Games (RPG). Ensino de Química. Química Orgânica.

Percebe-se pela a análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem é o interesse dos estudantes. Professores clamam por ferramentas didáticas que busquem este interesse e que não deixem apenas
focados nesta ferramenta, mas que desenvolvam habilidades conceituais ou que sanem falhas conceituais para um melhor aprendizado do corpo discente. Assim, surgem os jogos didáticos com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para o ensino. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória no desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas, e as vezes não alcançadas, pelo ensino. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma aventura de role playing game que sirva como problematização do conhecimento químico orgânico. Como também, aplicar a aventura de RPG, analisar a compreensão dos estudantes no ensino superior dos conceitos de química orgânica problematizados no jogo e investigar como os estudantes estão resgatando conhecimentos prévios e/ou
construindo novos significados, por meio da memória e imaginação, que possivelmente serão expostas na aventura de RPG. Para alcançar estes objetivos, a pesquisa está centrada em estudantes do ensino superior de química do Centro do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Nos procedimentos metodológicos apresentamos o RPG Last Chance of Earth  esquematizado sem testes prévios. Em linhas gerais, o jogo aborda um cenário pós-apocalíptico e distópico, onde a humanidade perece diante de um vírus que transforma e mata as pessoas. Nesse contexto, um grupo de pessoas é levado a um cenário onde precisam enfrentar desafios a fim de encontrar a cura para o vírus, o que representaria a salvação para a Terra, sua última chance. Alguns dos desafios propostos abordam conceitos vistos em aulas de Química Orgânica, como os ácidos carboxílicos e as aminas. Outros desafios versam sobre conflitos, confrontos característicos de um jogo desse tipo, onde a sorte é decidida nos dados. Acreditamos que o jogo Last Chance of Earth mostrará um forte potencial pedagógico ao trazer situações problemas para serem resolvidas pelos jogadores, alinhada à diversão característica dos jogos de RPG. Portanto, vem a incorporar o universo de ferramentas didáticas.

Externa à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO - UNILA
Presidente - 928.405.661-68 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI - UnB
Interno - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/05/2021 09:40