Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMYLE PALOMA DE OLIVEIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAMYLE PALOMA DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA : 26/05/2021
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA: A prática pedagógica no ensino remoto


PALAVRAS-CHAVES:

Linhas de força, Subjetividade, Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

A pesquisa objetiva descrever as linhas de força que perpassam os professores de matemática procurando conexões que ligam o processo de ensino remoto e a subjetividade deles, ou seja, experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa que criaram marcas em sua prática pedagógica. A pesquisa é motivada pela seguinte questão: como a subjetividade de alguns docentes em matemática pode influenciar sua prática pedagógica durante o ensino remoto? Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pelo uso da cartografia da subjetividade, "metodologia" desenvolvida a princípio por Michel Foucault, assim como por Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, dentre outros, que permite adentrar nas subjetividades humanas, utilizando para isto métodos variados, tais como observação, entrevista, mapas narrativos, diário de bordo, etc, com isso pretendemos descrever algumas subjetivações, de um grupo de professores de matemática durante o período pandêmico, com isso a abordagem utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, com o uso de um questionário desenvolvido pelo Google formulário composto com perguntas abertas, aplicado a  professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MICHELA TUCHAPESK DA SILVA - USP
Externa ao Programa - 2894033 - CRISTIANE DE ARIMATEA ROCHA
Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 12:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03