Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MARILANE MONTEIRO DE MOURA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA MARILANE MONTEIRO DE MOURA BEZERRA
DATA : 27/05/2021
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

Desafios do Ensino Remoto Emergencial: as contribuições de docentes facilitadores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por covid-19


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Remoto Emergencial (ERE); Resiliência; facilitadores(as) de resiliência e Formação Docente.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Professores e professoras são, por sua natureza relacional, personagens com quem é possível estabelecer um vínculo de afetividade e confiança, esse fato os/as torna elegíveis à posição de facilitador/a de resiliência. A resiliência é o processo de
retomada a um neodesenvolvimento após um trauma e decorre de uma relação interpessoal, através de alguém, um grupo ou mesmo uma estrutura de apoio sociocultural, que oferecem uma base segura à construção de sentidos necessários
à reconfiguração do trauma sofrido. Os traumas derivam de eventos que têm o poder de desestruturar o universo simbólico de um sujeito como, na atualidade, a pandemia de SARS-CoV-2. O flagelo ocasionado pela Covid-19, de modo abrupto,
porém duradouro, tem ocasionado transformações profundas nas relações e no cotidiano das pessoas, neste sentido, e do mesmo modo, os processos de ensinoaprendizagem têm sofrido mudanças com vista à adaptação a esta realidade, como
por exemplo, a transição automática de um ensino presencial para uma modalidade, até então pouco conhecida, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse contexto de pandemia, não bastassem seus efeitos traumáticos diretos relativos à saúde e à
perda de entes queridos somados à insegurança econômica, a comunidade escolar precisou lidar com mais um desafio: o ERE em um tecido social e político abalado por uma política neoliberal, onde pouco é investido em tecnologia e formação
docente de qualidade, itens essenciais, sobretudo, neste cenário. Com efeito, o momento atual, por seu caráter inesperado, severo e persistente, configura-se como um evento propício a traumas, mormente às pessoas mais jovens, como discentes
de graduação, o que demandaria às instituições de convívio destes sujeitos um apoio que os conduzisse pelas trilhas da resiliência. É nesse cenário que emerge o problema da presente pesquisa: Quais as contribuições de docentes, como
facilitadores(as) de resiliência, no enfrentamento às adversidades impostas pelo ensino remoto emergencial, à formação inicial de professores e professoras de ciências? Para responder a essa questão, e sob a égide da Análise do Discurso, pretende-se realizar entrevistas semiestruturadas e grupos focais com discentes das licenciaturas em Química e Física, buscando compreender os sentidos atribuídos à atuação de docentes facilitadores(as) de resiliência em contexto de ERE. Buscar-se-
á, por meio dessa análise, identificar as significações à resiliência nos discursos discentes, bem como analisar a atuação de docentes facilitadores/as da resiliência na formação inicial de professores e professoras.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Externo ao Programa - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Presidente - 1727351 - DANIELLA RODRIGUES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 24/05/2021 17:56
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