Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANA GABRIELLE BARBOSA LUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANA GABRIELLE BARBOSA LUNA
DATA : 27/05/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Transposição Didática e Cultura Digital – Produção de conteúdo de divulgação científica para redes sociais acerca das mulheres na Ciência e das suas contribuições.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino, Transposição Didática, Divulgação Científica, Instagram, Mulheres na Ciência.


PÁGINAS: 29
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo investigar sobre como ocorre o processo de transposição
didática, numa abordagem temática que se refere às contribuições de mulheres para
a Ciência, na forma de material de divulgação científica para a rede social Instagram.
Para a pesquisa, que se enquadra nas características de um estudo de caso, serão
utilizados como dados para a análise, as produções de conteúdo de divulgação
científica - feitas por estudantes de Licenciatura em Física, da Universidade Federal
de Pernambuco do Campus do agreste, matriculados nas disciplinas de Metodologia
do Ensino da Física III e Estágio Supervisionado IV – e os relatos, a respeito da
elaboração dessas produções, feitos por esses estudantes em um grupo de
mensagens no Whatsapp e nas socializações finais das disciplinas via Google Meet.
A análise será feita tomando como base os estudos existentes sobre a divulgação
científica e sobre a teoria da transposição didática de Chevallard (1985). A mesma
será dividida em duas partes: a análise do material produzido e a análise do processo
de produção. A primeira parte, terá como base a comparação do material produzido
com os fatores que são esperados, tendo em vista o que propõem a Transposição
Didática (como as presenças de desincretização, descontextualização,
despersonalização, programabilidade e publicidade) e a divulgação científica, a partir
da elaboração de parâmetros referentes ao referencial teórico em questão, aos quais
os dados podem obedecer: totalmente, de modo parcial ou podem se contrapor
totalmente. Já para a segunda parte, que leva em consideração os relatos dos alunos
ao longo das produções, o que inclui as dificuldades que encontraram no decorrer do
processo e as estratégias que pensaram durante a produção, será utilizada a Análise
do Discurso. Ao término da investigação, espera-se encontrar a partir da análise dos
dados, algumas características próprias e específicas desse processo de transposição
de saberes utilizado na produção de conteúdo de divulgação científica para o meio
virtual, com algumas divergências entre este e as proposições da teoria conhecida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Interna - 1048139 - FLAVIA CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Externa ao Programa - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 24/05/2021 15:06
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