Banca de QUALIFICAÇÃO: POLIANA DE VASCONCELOS CARVALHO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLIANA DE VASCONCELOS CARVALHO ALVES
DATA : 31/05/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

RELAÇÃO INSTITUCIONAL AO SABER MATEMÁTICO:

MAPEAMENTO DAS PESQUISAS E ANÁLISE DOS NÍVEIS DE CO-
DETERMINAÇÃO À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Níveis de co-determinação didática; Relação institucional ao saber;
Teoria Antropológica do Didático; Formação Continuada.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Esta pesquisa visa focalizar na análise do modo como as influências internas
e externas à noosfera constituinte da relação institucional impactam a forma de como
os professores dos anos iniciais do ensino fundamental estabelecem sua relação ao
saber matemático. Com isso, a partir da análise comparativa/complementar das
pautas dos processos de formação continuada em duas Redes públicas municipais
de grande porte do interior de Pernambuco, nos propomos a realizar uma releitura da
Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard. Assim, buscaremos ser
o mais fiel possível ao autor, mas estabelecendo a análise da mobilização da relação
ao saber institucional e a tessitura da hierarquização dos níveis de co-determinação
didáticas no modelo analisado, identificando sujeições e restrições propostos pelos
documentos norteadores dos processos formativos. Partindo desse pressuposto,
cremos que ao desenvolver este estudo estamos tecendo uma aproximação da
realidade dos professores que atuam nas escolas públicas do interior de Pernambuco,

compreendendo a estruturação do ambiente do professor a partir dos níveis de co-
determinação, a relação institucional ao saber matemático estabelecida por estes e

os seus asujeitamentos nos processos de formação continuada. A referida pesquisa
é fruto dos estudos e investigações que são desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa da
Relação ao Saber (NUPERES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação, Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de
Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), e contemplará duas das
cinco linhas de investigação – mapeamento em pesquisas educacionais e relação ao
saber do professor, visto que sua construção tem em sua abordagem metodológica o
mapeamento educacional de produções científicas para obtenção de uma visão
analítica das produções e as reflexões da sua tessitura se darão acerca da relação
institucional ao saber de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
Interno - 3095607 - CONSTANTIN XYPAS
Presidente - 1528949 - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externa à Instituição - LUCIANA SILVA DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 15:23
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