PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BIANCA SABRINA DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BIANCA SABRINA DE LIMA SILVA
DATA : 17/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet (https://meet. google.com/iiv-hyum-ycd)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME DO APL GESSO DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Internacionalização da PME, Mapa Cognitivo Fuzzy, Teoria da Visão Baseada em Recursos, APL do gesso de Pernambuco


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O avanço da tecnologia e a inserção no mercado globalizado têm envolvido diversas organizações e estimulado o processo de internacionalização em diversos setores, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). No Brasil, parte significativa das atividades econômicas está concentrada em Arranjos Produtivos Locais (APL), que são formados por grupos de PMEs com atividades produtivas semelhantes que trabalham em colaboração para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No Estado de Pernambuco, o APL do Gesso se destaca por ser o berço do maior conjunto de jazidas de gesso (matéria-prima do gesso) em operação no Brasil, e tem grande potencial econômico de geração de emprego e renda para a região do Araripe. A qualidade dos produtos é reconhecida internacionalmente como uma das mais elevadas em termos de pureza da composição química do gesso, o que aumenta seu valor comercial. Apesar da contribuição econômica da região, ainda são poucos os estudos científicos que incentivam o desenvolvimento organizacional e gerencial dessas empresas. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a estudar os fatores determinantes do processo de internacionalização das PMEs do APL Gesso de Pernambuco. Para tanto, são buscados na literatura os conceitos da Visão Baseada em Recursos (RBV), que estabelece estratégias pautadas pelos recursos de que a empresa dispõe, considerando a identificação do valor, raridade, dificuldade de imitação e substituição que tem que explorar em novos mercados internacionais. Para minimizar o esforço cognitivo dos gestores na análise de influência, o Fuzzy Cognitive Maps (FCM) avalia as relações interdependentes entre os fatores. Os resultados deste estudo poderão auxiliar no desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a perenidade dos negócios na região, considerando as exigências do mercado globalizado para o setor de mineração.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2068699 - JOSE LEAO E SILVA FILHO
Interno - 3214252 - LUCIANO CARLOS AZEVEDO DA COSTA
Presidente - 2250789 - THARCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 16:05
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