PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDERSON NUNES DA SILVA

DISCENTE : ANDERSON NUNES DA SILVA
DATA : 22/12/2021
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/ybw-kzgx-bhe)

DESENVOLVIMENTO DE MODELO CONCEITUAL PARA APOIO AO ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS HUMANITÁRIAS-EMPRESARIAIS BASEADO EM INDICADORES DE DESEMPENHO

Logística Humanitária. Cadeia de Suprimentos Humanitária. Parcerias Humanitárias-Empresariais. Avaliação de Desempenho. Indicadores-Chave de Desempenho.

A Logística Humanitária (LH) compreende os processos e sistemas comprometidos com a ajuda às comunidades vulneráveis, afetadas por desastres naturais ou emergências complexas. As Organizações Humanitárias (OH) são os principais atores desse processo e dependem de doações para sua operacionalização. . Com os doadores corporativos cada vez mais exigentes, tornou-se essencial que as organizações de ajuda humanitária demonstrem a eficiência de suas operações. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para auxiliar no estabelecimento e manutenção de parcerias humanitárias-empresarias, baseado na identificação de indicadores-chave de desempenho que considerem tanto aspectos humanitários quanto empresariais. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre medição de desempenho na logística humanitária, visando identificar pesquisas relevantes acerca do tema que viabilizasse o desenvolvimento deste trabalho. O modelo foi desenvolvido com base em multimetodologias considerando três processos principais: (a) identificação dos motivadores e facilitadores da parceria; (b) elaboração dos Processos; (c) monitoramento dos resultados. O modelo foi aplicado a gestores de organizações humanitárias e empresariais da cidade de Garanhuns (PE). Os resultados mostram a construção de um sistema de medição de desempenho baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), com indicadores-chave de desempenho, considerados pelos próprios gestores, relevantes para a avaliação do sucesso da parceria estudada. Conclui-se, portanto, que apesar de todas as dificuldades encontradas para avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos humanitária, o modelo proposto pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar o estabelecimento de parcerias, entre organizações do setor de ajuda humanitária e do setor empresarial, bem como avaliar o sucesso das mesmas.

Externo ao Programa - 2068699 - JOSE LEAO E SILVA FILHO
Presidente - 2890722 - MARCELE ELISA FONTANA
Interno - 1031820 - RODRIGO SAMPAIO LOPES
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 10:49