PPGEP-CAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HEVILLA SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: HEVILLA SOUZA OLIVEIRA
DATA : 07/06/2023
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/tmw- pfmt-tsr)

MODELO MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS COM INTERAÇÕES

Seleção de Portfólio; Interações entre projetos; Multicritério; SAD; RSL

Nos últimos anos o mercado vem sofrendo alterações, gerando um impacto nos resultados das empresas. Portanto,as decisões tomadas por uma instituição são um exemplo das principais questões que influenciam na suacompetitividade. Uma maneira de atingir seus objetivos estratégicos e aproveitar as oportunidades do mercado éatravés do desenvolvimento de projetos. Entretanto, como uma organização possui limitações de recursos, énecessário a priorização dos projetos candidatos. A seleção de portfólio de projetos auxilia na identificação dosprojetos a serem implementados conforme a disponibilidade de recursos. Dentre os desafios dessa atividade, elaenvolve a avaliação baseada em múltiplos critérios para capturar o impacto em diversas dimensões importantes paraos gestores. Além disso, é necessário a incorporação das interações (interdependências ou sinergias) entre osprojetos para geração de benefícios e melhor aproveitamento de recursos. Nesse cenário, esse estudo tem oobjetivo de elaborar um modelo multicritério para a seleção de portfólio de projetos, considerando interações entre osprojetos e múltiplos objetivos. Para embasar o trabalho e investigar como o tema vem sendo tratado na literatura,realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O modelo do estudo é composto por nove fases, desde adefinição dos parâmetros do problema até a recomendação ao decisor. Na fase de identificação dos portfólios,utiliza-se um procedimento de Árvore de Busca composto por processos como a análise de projetos nãomonotônicos, escolha dos projetos em cada nó e diferentes funções de agregação dos critérios, para a geração dosportfólios viáveis não dominados. A seleção de um deles é determinada pela aplicação do modelo aditivo com vetopara a problemática de escolha. Ademais, para facilitar a aplicação do modelo, foi desenvolvido um Sistema deApoio à Decisão (SAD) denominado Portfolio with Interactions Decision Support System (π-DSS). Para exemplificaro funcionamento do modelo, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de confecções infantis localizada nointerior do estado de Pernambuco. Dentre as contribuições do trabalho, a RSL possibilitou um aprofundamento sobreo tema, principalmente sobre as interações entre projetos. Além disso, o modelo estruturado, juntamente com π-DSS, auxiliam no processo de resolução do problema, ajudando assim que os objetivos organizacionais sejamalcançados.

Presidente - 2889150 - JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MISCHEL CARMEN NEYRA BELDERRAIN - ITA
Interno - 1112933 - WALTON PEREIRA COUTINHO
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 09:29