Banca de DEFESA: ROSANGELA DE MELO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA DE MELO SILVA
DATA : 08/07/2022
HORA: 10:30
LOCAL: UFPE CAA - Bloco H
TÍTULO:

Sequência Didática Investigativa com um Sistema Massa-Mola


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino por investigação. Movimento harmônico simples. Ensino de
Física.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino com uma prática experimental, usando
um produto educacional desenvolvido para o estudo do movimento harmônico simples, a força
elástica, a aceleração gravitacional e a resistência viscosa. No decorrer da nossa pesquisa,
utilizamos metodologias de ensino e pesquisa como Aprendizagem Significativa, Ensino Por
Investigação, Modelagem Matemática e a Heurística Positiva. Foram elaboradas e aplicadas
sequências didáticas junto ao produto educacional, onde foi possível observar o desempenho e
a participação dos estudantes durante as atividades propostas. Além disso, foi feita uma análise
estatística com as notas obtidas pelos estudantes nas avaliações propostas nas turmas do 2o ano
A e 2o ano B do Ensino Médio da EREM Augusta Cordeiro de Melo, localizada na cidade de
Calçado, na região Agreste de Pernambuco. Nessa análise, verificamos que estatisticamente
não houve evidência de melhor desempenho entre os estudantes participantes das atividades
experimentais e os não participantes das mesmas com a turma do 2o ano A. Para a turma do 2o
ano B, foi possível constatar que para um nível de significância de 15% há evidência que o
desempenho entre os estudantes participantes das atividades experimentais foi melhor do que
os estudantes não participantes das atividades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1836312 - CHARLIE SALVADOR GONCALVES
Presidente - 1579085 - GUSTAVO CAMELO NETO
Externo à Instituição - PEDRO HUGO DE FIGUEIREDO - UFRPE
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 04/07/2022 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06