SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ENSINO DE LENTES COM USO DE PRÁTICA MAKER E SIMULAÇÃO
Ensino de Física, Sequência didática, Óptica Geométrica.
O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer
pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e
organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem
significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para
o ensino de Óptica Geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com
estudantes da 3a Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu
ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o
desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado
como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas
em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos
estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem
significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a
teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o
caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam
todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi
realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência
didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a
fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas
respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos
podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação,
desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos
resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se
portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização
dos conhecimentos em seu cotidiano.