Banca de DEFESA: ANDERSON DA MOTA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON DA MOTA MOREIRA
DATA : 09/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Agreste-meio remoto
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ENSINO DE LENTES COM USO DE PRÁTICA MAKER E SIMULAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Sequência didática, Óptica Geométrica.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer
pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e
organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem
significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para
o ensino de Óptica Geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com
estudantes da 3a Série do Ensino Médio. Ao longo desta sequência se deu
ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o
desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado
como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas
em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos
estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem
significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a
teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o
caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam
todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi
realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência
didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a
fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas
respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos
podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação,
desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos

resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se

portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização
dos conhecimentos em seu cotidiano.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1836312 - CHARLIE SALVADOR GONCALVES
Externo ao Programa - 1129726 - CID BARTOLOMEU DE ARAUJO
Presidente - 1836369 - JOAO FRANCISCO LIBERATO DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 20/07/2021 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09