Banca de DEFESA: SERGIO MANOEL DA SILVA

DISCENTE : SERGIO MANOEL DA SILVA
DATA : 30/06/2022
LOCAL: Google Meet

MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO PARA CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO IPOJUCA

Recursos hídricos. Geoprocessamento. LIDAR.

A evolução da tecnologia de modelos de representação de terreno proporcionou uma grande melhoria nas análises de parâmetros hidrológicos de uma determinada área, possibilitando obter, através de Modelos Digitais de Elevação (MDE), as delimitações e características morfométricas de bacias hidrográficas de forma automática, facilitando o gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos. Um dos desafios que surge com a crescente utilização destas ferramentas no estudo de bacias hidrográficas está no controle de qualidade que os MDEs apresentam, influenciando diretamente nas tomadas de decisões. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar a caracterização morfométrica de quatro sub-bacias do rio Ipojuca através de MDEs derivados do SRTM, TOPODATA e do PE3D. Foi empregado o Qgis como sistema informações geográficas obtendo-se o contorno das sub-bacias e o cálculo das características morfométricas. Será avaliado a influência das resoluções do MDEs na geração dos contornos das sub-bacias, em suas características morfométricas e tempo de concentração. Apesar do MDE de alta resolução ter dados mais consistentes e fazer uma representação mais fidedigna da realidade, alguns parâmetros como perímetro e comprimento dos canais foram superestimados, devendo ter cautela na utilização de fontes de dados de alta resolução para caracterização de bacias hidrográficas.

Presidente - 2886922 - ARTUR PAIVA COUTINHO
Externa ao Programa - 2193972 - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Interno - 1698142 - SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
Externa ao Programa - 1049003 - TASSIA DOS ANJOS TENORIO DE MELO