PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS ALCOFORADO DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS ALCOFORADO DE MELO
DATA : 20/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 03, bloco K
TÍTULO:

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS: UMA ANÁLISE DOS ANOS 2000 E 2010


PALAVRAS-CHAVES:

Atividades Agropecuárias; Indicador; Análise Fatorial; Clusters espaciais.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

A política de crédito rural foi um dos principais fatores que possibilitaram a abertura de novas fronteiras agrícolas, desenvolvimento tecnológico e consequente modernização do setor, tornando viável o surgimento de algumas culturas em regiões que anteriormente não apresentavam condições favoráveis de cultivo.

 

O efeito transformador da agricultura dos últimos 40 anos, é certamente o fato mais importante da história econômica recente do Brasil, e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento futuro do país. Em Pernambuco, quatro atividades detêm juntas cerca de 90% do PIB agropecuário do estado, são elas: fruticultura, cana-de-açúcar, pecuária bovina e avicultura.

 

Por vezes a importância da agropecuária na economia pernambucana é resumida à sua participação no PIB e empregos formais gerados, o que acaba por subestimar a atividade. Diante desse contexto, o objetivo geral desta dissertação é obter a importância das atividades agropecuárias nos municípios pernambucanos nos anos de 2000 e 2010. Como objetivos específicos, pode-se elencar: i) criar indicadores, através do método da análise fatorial, que identifique quais os municípios possuem uma influência maior do meio rural e das atividades agropecuárias; ii) comparar os anos de 2000 e 2010 e analisar as mudanças ocorridas no meio rural e no setor agropecuário dos municípios pernambucanos nesse período; iii) verificar a existência de clusters espaciais. 

Espera-se que os resultados desta dissertação contribuam para identificar os municípios com maior relevância do setor primário, sendo vistos como possíveis alvos de políticas públicas de curto prazo que visem impulsionar a atividade rural, inclusive nos municípios vizinhos como forma de potencializar o transbordamento gerado a partir da ocorrência de clusters espaciais. Por outro lado, é útil também para embasar projetos que estimulem as atividades agropecuárias nos municípios com baixo desempenho, principalmente naqueles em que se localizam próximos a regiões de destaque, tais como incentivos fiscais para instalação de novos empreendimentos, qualificação de mão de obra, programas de assistência técnica nas propriedades, instalação de barragens, projetos de pesquisa para viabilizar novas culturas, linha de crédito específica para a região etc.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1021963 - DANYELLE KARINE SANTOS BRANCO
Interna - 1554974 - MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
Externa à Instituição - JULIANA DE SALES SILVA - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07