PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KAROLINE AMARAL DE ALMEIDA

DISCENTE: KAROLINE AMARAL DE ALMEIDA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Google meeting

Análise de Eficiência dos gastos educacionais com o ensino médio em Pernambuco

Ensino médio. DEA-BBC. Malmquist. Eficiência dos gastos. Pernambuco.

O Brasil nas últimas duas décadas vem aumentando os investimentos em educação básica e implementado medidas que garanta a elevação do nível de escolaridade da população. O crescimento dos investimentos busca resultados satisfatórios na qualidade do ensino. Nesse cenário, Pernambuco apresentou um bom resultado do Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), obtendo resultados acima da média nacional para o ensino médio ficando em quinto no ranking de notas do Ideb no ano de 2019. Assim, despertando o interesse na investigação da eficiência dos gastos nesse segmento educacional. Desse modo, o trabalho tem como objetivo analisar a eficiência estática e dinâmica dos gastos educacionais no ensino médio dos municípios pernambucanos no período entre 2017 a 2021. A metodologia utilizada é a DEA-BBC com orientação para output na análise estática e DEA-Malquist na análise dinâmica e em ambos casos fazendo uso da Análise de cluster com o método não hierárquico k-médias, agrupando os municípios pernambucanos de acordo com as características educacionais em cinco grupos. Através do DEA-BBC identificou-se que a maioria das DMUS ficou no intervalo 075-0,99, classificados como tecnicamente ineficientes. Já na análise dinâmica pelo Dea-Malquist constatou-se que cerca de 76,68% dos municípios reduziram a produtividade, enquanto 48,63% elevaram a eficiência. De modo geral, pode-se inferir que, embora constatada melhora na eficiência e no progresso técnico, a grande maioria dos municípios encontram-se abaixo da fronteira de eficiência justificada em maior magnitude pelo regresso tecnológico. Parte dessa perda é amenizada pelo efeito positivo na eficiência gerada pelos professores com ensino superior. Assim, mesmo constatados bons resultados de Pernambuco no Ideb do ensino médio, há muito espaço para melhorar a eficiência dos gastos educacionais nos municípios pernambucanos.

Externo à Instituição - EDWARD MARTINS COSTA - UFC
Interna - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA
Presidente - ***.544.253-** - WELLINGTON RIBEIRO JUSTO - URCA
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 13:49