PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE CRISTINA OLIVEIRA OLIMPIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIANE CRISTINA OLIVEIRA OLIMPIO
DATA : 31/10/2022
LOCAL: Google meeting

Avaliação do impacto da política de criação das escolas cívico-militares no desempenho dos alunos do ensino fundamental, médio e no ENEM.

Avaliação de impacto. Escolas Cívico-Militares. PECIM. Diferenças em diferenças. Event Study.

Nos últimos cinco anos, o Brasil presenciou a perda de 1,9 milhão de alunos no ensino fundamental ao ensino médio e também tem enfrentado problemas com a precarização da infraestrutura escolar, reprovação, dentre outros, de acordo com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O histórico do país em relação a desempenho anteriores no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) revela que sempre esteve estacionado bem abaixo da média das melhores notas dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além da condição educacional brasileira que desde muitos anos continua precária, o país enfrenta também problemas econômicos, políticos e de saúde pública, e é através dessas características que é através dessas perspectivas e ideais que então, surgem as escolas cívico-militares (ECIM), a fim de implementar uma nova forma de administrar as áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa de escolas públicas convencionais com o apoio dos militares no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nas ECIM do modelo Ministério da Educação (MEC). Desse modo, o trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da implementação das escolas cívico-militares no desempenho dos alunos do ensino fundamental, médio e no ENEM. Será utilizado metodologias para avaliação do impacto da implementação nas escolas cívico-militares através dos modelos de diferenças em diferenças e Event Study pois são modelos mais utilizados e modernos na literatura para efeito de tratamento nos estudos de avaliação de impacto.

Externa à Instituição - ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL - UPE
Interna - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA
Presidente - ***.544.253-** - WELLINGTON RIBEIRO JUSTO - URCA
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 08:39