PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA SOUZA PEREIRA

DISCENTE : FERNANDA SOUZA PEREIRA
DATA : 17/06/2022

ENSAIOS SOBRE AS ESTRUTURAS DE CONSUMO E DE RENDIMENTO DO SETOR DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS NO BRASIL

Setor cultural, Consumo, Análise probit bivariada, Análise de insumo-produto, Brasil.

Essa dissertação é formada por dois artigos que buscam investigar o setor cultural brasileiro. O primeiro artigo visa avaliar os fatores que estão associados ao consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio, considerando tal consumo como interligado ao consumo de outros bens e serviços culturais, por meio de uma análise probit bivariada. Para tanto, são utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018. No geral os resultados obtidos para o modelo indicam que o consumo de bens e serviços culturais diretos fora do domicílio e o consumo de outros bens e serviços culturais são positivamente correlacionados, destacando a questão da desigualdade no consumo cultural devido a certas barreiras sociais (educação, renda, acesso a crédito, entre outros). Também é desenvolvido um indicador de amenidades culturais, com enfoque nas diferenças na oferta de equipamentos culturais nas regiões metropolitanas brasileiras. Para tanto, utiliza-se os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2018. Os resultados do indicador confirmam a presença de desigualdades regionais no acesso aos equipamentos culturais examinados. O segundo artigo tem como objetivo avaliar o impacto intersetorial das atividades artísticas e culturais nos demais setores da economia brasileira. Primeiro, tal análise é conduzida ponderando os efeitos da Covid-19, o que permite identificar como o setor foi afetado, em termos de produto, emprego e renda. Na sequência, é avaliada a relevância do setor cultural considerando os diferentes grupos de renda familiar. Para tanto, é utilizado a abordagem de insumo-produto, com a matriz de dados brasileiros mais recente de 2015 e informações da POF. Os principais resultados apontam que uma crise, como a da Covid-19, considerando apenas o efeito no setor cultural, tem um impacto de reduzir em 31,8% o produto das atividades culturais, o equivalente a uma perda de 237.701 postos de trabalho. Este resultado sinaliza a relevância do setor para a economia brasileira. Ademais, as famílias de menor renda, grupo representativo de mais de 70% dos domicílios, são responsáveis por apenas 28% de toda demanda das famílias brasileira pelo setor cultural; enquanto as famílias nos estratos de renda mais elevados, que representam menos de 3% dos domicílios, consomem 22% do setor. Tal resultado sinaliza para a importância de que políticas públicas sejam desenvolvidas a fim de estimular o consumo entre os grupos de menor renda, uma vez que, além dos benefícios econômicos mostrados nessa pesquisa, existem benefícios intangíveis da atividade cultural para uma sociedade.

Presidente - 1051751 - DANYELLA JULIANA MARTINS DE BRITO
Externa ao Programa - 3510988 - MARIA FERNANDA FREIRE GATTO PADILHA
Interna - 1554974 - MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 15:38