PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THIAGO ALVES PEREIRA

DISCENTE : THIAGO ALVES PEREIRA
DATA : 25/01/2022

IMPACTO DO PROGRAMA ALUNO CONECTADO NO DESEMPENHO DAS ESCOLAS NO ENEM

Programa Aluno Conectado; ENEM; tratamento por etapas.

O presente trabalho visa analisar o Programa Aluno Conectado do governo de Pernambuco. Essa política vigou de 2012 a 2014, com objetivo de inclusão digital por meio de distribuição de tablets entre os alunos do ensino médio das escolas estaduais. Pelo fato de a política precisar repor equipamentos para novos alunos a cada ano, assim ela tem novos elementos que iniciaram o tratamento em períodos distintos, com isso a estratégia de análise adaptou uma metodologia observando o tratamento por etapas, para não haver viés no estudo. Utilizando micro dados do ENEM, do período de 2009 a 2016, como forma de mensurar a eficácia do programa com melhorias no desempenho no exame, por meio da média das notas objetivas dos alunos dessas instituições de ensino. Para grupo de controle buscou-se as escolas estuais dos outros estados do Nordeste, pois há maior similaridade cultural, geográfica, infraestrutura e de recursos financeiros. A análise econométrica encontrou impacto positivo do Programa Aluno Conectado na nota objetiva do ENEM de 1.79 pontos, em relação a outras escolas do Nordeste não tiveram política similar. Houve avanço, especificamente, na competência de Redação com nota média de 12.05 pontos. O resultado foi significativo, porém a escala de pontuação vai até 1000 para qualquer competência. A pesquisa observou benefício de aprendizado, em relação ao ENEM, podendo o programa trazer outras melhorias não consideradas.

Externo à Instituição - ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS - UFAL
Presidente - 3898876 - KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
Interno - 1044546 - LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
Notícia cadastrada em: 24/01/2022 16:18