AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO
Pernambuco, bônus educacional, remuneração por desempenho.
O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar a política de prêmio por produtividade no estado de Pernambuco durante o período de 2010 a 2020, utilizando o modelo estatístico de diferenças em diferenças (DiD). Para estimação do modelo, serão utilizados dados dos censos escolares do Estado para as escolas públicas do ensino básico e médio, como também dados das avaliações externas da prova Brasil, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e do Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco (SAEPE) nas avaliações de ensino anuais do período coberto pela pesquisa. Esses dados serão levantados para as escolas públicas do Estado de Pernambuco, tratadas no modelo, ou seja, premiadas com Bônus educacionais no período, e para as escolas não tratadas, aquelas que não receberam Bônus. O suporte teórico para o estudo é dado por vários trabalhos de pesquisa, feitos tanto a nível internacional quanto nacional, revisados e citados nas referências bibliográficas. Espera-se, com a realização do estudo, trazer luz ao entendimento da eficácia da política de remuneração por desempenho no sistema de educação pública do estado de Pernambuco.