PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JONATAS SOUSA VIEIRA

DISCENTE : JONATAS SOUSA VIEIRA
DATA : 26/08/2021
LOCAL: Google meeting

Avaliação da efetividade do LIRAa como instrumento de monitoração da dengue no Brasil

Dengue. Políticas Públicas. Efetividade. Controle da doença.

O Aedes aegypti é o vetor responsável pela dengue, doença que tem se tornado uma epidemia no Brasil, sendo conhecida pelo seu potencial de disseminação e contaminação. Uma forma direta de controlar esta doença é através do combate ao vetor transmissor, o qual é realizado pela implementação de políticas públicas. O presente artigo pretende investigar se a aplicação da ferramenta de monitoração LIRAa (Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti apresentou impacto na redução da taxa de incidência da dengue nos municípios do país. O Sistema de Informação de Notificação e Agravos Nacional (SINAN), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constituíram as principais fontes de dados. Dois métodos foram utilizados. O primeiro foi diferenças em diferenças e o segundo foi o Event Study, ambos estimados por meio de dados em painel balanceado. O estudo foi realizado considerando o período de 2001-2016.  Através do método diferença em diferenças, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue de aproximadamente 144 casos em um universo de 100 mil habitantes no período estudado. Para o Event Study, os resultados se comportaram de forma similar, com uma redução de 206 casos em média. Portanto, os municípios que contabilizaram o LIRAa apresentaram uma redução na taxa da incidência da dengue, quando comparado com os municípios que não implementaram o programa. Esses resultados permaneceram válidos mesmo após a incorporação de controles fixos e variantes no tempo, sugerindo que a política promoveu uma redução na taxa de incidência da dengue. Dessa forma, o LIRAa se constitui como importante ferramenta para monitoração da dengue, uma vez que fornece dados capazes de promover o direcionamento de políticas públicas, contribuindo, portanto, para o combate do Aedes aegypti.

Externo ao Programa - 2145848 - PAULO HENRIQUE PEREIRA DE MENESES VAZ
Presidente - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA
Interno - 311.544.253-04 - WELLIGNTON RIBEIRO JUSTO - URCA
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 10:52