PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAELA MARIA ARCANJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA MARIA ARCANJO
DATA : 30/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ESTUDO DA ESTRUTURA HIERÁRQUICAS DE CONTRATOS DOS PEQUENOS PRODUTORES DE MANGA DO VALE DO SÃO FRANCISCO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chaves: Pequeno produtor, frutas frescas, Economia dos Custos de Transação, polo Petrolina -Juazeiro, Fruticultura irrigada.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Esse estudo tem como objetivo elaborar um índice de complexidade contratual (com base em dados primários), com o intuito de identificar os determinantes das estruturas hierárquicas de contrato, bem como construir cenários probabilísticos capazes de estabelecer os principais desafios e perspectivas para alcance estruturas contratuais mais complexas. Para tal, são utilizados como base os pressupostos e parâmetros básicos da teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT). Assim, a dissertação foi dividida em duas partes. Na primeira, procurou-se construir uma base teórica sólida sobre a Economia dos Custos de Transação e os principais fatores causadores do aumento dos custos de transação. Na segunda, lança mão de um modelo de regressão probit ordinal onde se pretende analisar os principais fatores de gestão e ambiente institucionais, determinantes dos arranjos contratuais vigentes entre os pequenos produtores do polo e seus elos de comercialização. Utilizando-se de dados de pesquisa de campo realizada por Penha (2016) no ano agricola de 2014 dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza do polo Petrolina-Juazeiro. Os resultados do modelo mostram que variáveis de gestão (IDADE, TAMPROP) apresentam impactos positivos e pequenos sobre o ICC, sendo os níveis de complexidade contratual mais elevados quando se tem mecanismo de justiça que funcione. Vale salientar que a partir da análise descritiva dos dados, foi possível identificar uma concentração de produtores no nível 1 do ICC indicando que a manga apresenta uma estrutura de governança que não é capaz de chegar ao nível máximo de estrutura de governança, ou seja, obter contratos formais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1644879 - EMANOEL DE SOUZA BARROS
Externo ao Programa - 1758590 - MARCIO MICELI MACIEL DE SOUSA
Interna - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA
Notícia cadastrada em: 07/06/2021 17:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11