Banca de DEFESA: EDUARDO SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO SANTOS SILVA
DATA : 25/03/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

VioLED: instrumento musical aumentado + software como serviço para 
adesão e engajamento do público no aprendizado musical


PALAVRAS-CHAVES:

Design de interação; Interação Humano-Computador; 
Instrumentos Musicais Aumentados; Aprendizado Musical


PÁGINAS: 166
RESUMO:

Nos últimos anos, a área de computação musical tem presenciado o surgimento 
de diversas tecnologias que permitem novas formas de interação com música, 
variando desde novas formas de reprodução musical aos chamados Instrumentos 
Musicais Digitais (DMIs) e smart instruments. Particularmente, os avanços 
nas áreas de Internet das Coisas (IoT) e interfaces gestuais proporcionam a 
criação instrumentos musicais aumentados, que utilizam estas tecnologias 
para incorporar novas funcionalidades. No contexto de aprendizado musical, 
surgem sistemas que utilizam LEDs para exibir o conteúdo musical 
diretamente no corpo do instrumento – e.g. Fretlight, Fret Zealot e 
populele –, os quais serão referenciados como instrumentos musicais 
aumentados para estudo (AMIS, do inglês Augmented Musical Instruments for 
Study). Isto gera novas oportunidades para auxiliar o aprendizado de 
instrumentos musicais, que envolve a aquisição de habilidades cognitivas e 
motoras para entendimento de conceitos musicais e tradução destes conceitos 
para o instrumento. Desta forma, é possível que estas tecnologias possam 
ser utilizadas para solucionar alguns dos obstáculos relacionados com este 
aprendizado, e.g., guiar e motivar o estudante no aprendizado, auxiliar na 
aquisição destas habilidades, etc. Entretanto, estes sistemas estão 
inseridos em um contexto de design de interação que envolve demandas em 
diferentes dimensões: sistemas interativos, design simultâneo de hardware e 
software, sistemas de “tempo real” e o aprendizado musical. Isto demanda de 
aspectos de engenharia (e.g. consumo de energia, latência, confiabilidade); 
de usabilidade (e.g. legibilidade, antecipação e oclusão de informação); do 
processo de design (e.g. exploração de ideias, prototipação, seleção dos 
recursos, adaptabilidade a mudanças de sistema); do aprendizado musical 
(e.g. motivação do usuário, diferentes formas de aprendizado, etc.); além 
do fato de ser uma área relativamente nova, carente de métodos e diretrizes 
de design estruturados. Assim, este projeto busca investigar se estes AMIS 
podem ser utilizados para auxiliar o aprendizado, buscando atingir uma 
parcela do público não coberta pelas soluções existentes para o aprendizado 
de instrumentos, focando especialmente no processo de ativação e 
engajamento dos estudantes no aprendizado. Desta forma, busca-se atender as 
demandas dos usuários e possivelmente levantar insights que possam auxiliar 
futuros designers de sistemas similares. Para isso, está sendo 
desenvolvido, em parceria com a empresa Daccord Music Software, um violão 
com LEDs capaz de exibir notas/acordes musicais na escala do instrumento, 
focando principalmente no serviço para este AMIS. Foram realizados dois 
ciclos de desenvolvimento para ambos o hardware e o aplicativo do sistema 
além de testes com potenciais usuários. Identificou-se também obstáculos no 
processo que apontam para decisões de design, como antecipação de conteúdo, 
oclusão, consumo de energia, etc. que podem auxiliar futuros designers na 
criação de sistemas similares.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JEAN-PIERRE MICHEL BRIOT
Externo à Instituição - FLÁVIO LUIZ SCHIAVONI - UFSJ
Externo à Instituição - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES - UFPE
Presidente - 3144616 - FILIPE CARLOS DE ALBUQUERQUE CALEGARIO
Externo à Instituição - LUCAS SILVA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 14/03/2022 10:25
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