Banca de DEFESA: ELISA DE FÁTIMA ANDRADE SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISA DE FÁTIMA ANDRADE SOARES
DATA : 10/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Um Mapeamento Sistemático de Problemas de Otimização no 
Compartilhamento de Caronas


PALAVRAS-CHAVES:

Mapeamento Sistemático. Otimização. Métodos. Algoritmos. 
Compartilhamento de Carona.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

O compartilhamento de caronas (CC) é um serviço de mobilidade compartilhada 
que traz diversos benefícios  ambientais, econômicos e sociais. Sistemas de 
Compartilhamento de Caronas englobam diferentes problemas e, para 
solucioná-los técnicas de otimização são empregadas para realizar a 
intermediação entre motoristas e passageiros que tenham horários e 
itinerários semelhantes. Para efetivação das caronas é indispensável o uso 
de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para 
obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns 
desafios, como: maximizar o número de participantes, determinar as melhores 
rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta 
pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no 
compartilhamento de caronas e, também, identificar os métodos, as 
ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais 
problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condução 
de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para 
identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas 
através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas.
Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no 
período entre 2012 e 2020, e  resultados dessa análise mostram os problemas 
e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de carona. 
Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um 
interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área. 
Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o 
compartilhamento de caronas somo sendo do tipo dinâmico, assim como grande 
parte deles utilizam a abordagem exata e definem problemas de otimização 
multiobjetivo para serem solucionados. Por fim, foi identificado que quinze 
métodos e algoritmos diferentes foram empregados na resolução de problemas 
otimização para o compartilhamento de caronas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DARIO JOSÉ ALOISE - UERN
Presidente - 2331131 - SERGIO CASTELO BRANCO SOARES
Interna - 1351088 - VALERIA CESARIO TIMES ALVES
Notícia cadastrada em: 18/02/2022 16:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05