Banca de DEFESA: JOÃO ALEXANDRE DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO ALEXANDRE DA SILVA NETO
DATA : 25/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

DAOS: A drift adaptive system for offloading CEP in Edge Computing


PALAVRAS-CHAVES:

Computação de Borda, Offloading Computacional, Processamento de Eventos Complexos, Aprendizagem de Máquina, Detecção de Concept Drifts.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Complex Event Processing (CEP) é um paradigma utilizado para identificar padrões em um fluxo de eventos, viabilizando aplicações para detecção de fraudes financeiras ou anomalias em redes de computadores. Além disso, outro paradigma chamado Edge Computing é utilizado para estender o CEP e possibilitar que o mesmo seja implantado em dispositivos que ficam mais próximos da origem dos eventos. Consequentemente, isso viabiliza aplicações críticas, onde o tempo de resposta é um fator importante. Um dos desafios nesse cenário é manter essas aplicações sendo executadas na borda com um uso otimizado de recursos e atendendo aos requisitos de tempo de resposta. Para resolver isso, soluções do estado-da-arte sugerem estratégias de offloading computacional para distribuir o processamento entre os dispositivos de borda e uma instância mais robusta na cloud. As técnicas tradicionais de offloading usam um mecanismo baseado em políticas, comparando o uso atual de recursos com limites manualmente especificados. No entanto, essas técnicas são pouco adaptáveis à mudanças ao longo do tempo, exigindo que as políticas sejam constantemente reconfiguradas por especialistas do domínio. Uma solução para isso é utilizar aprendizagem de máquina para aprender com os dados contextuais dos dispositivos e auxiliar o processo de decisão de maneira inteligente. Contudo, os dispositivos de borda possuem limitações de recursos quando comparado com a cloud, dificultando o uso de modelos tradicionais de aprendizagem. Por essa razão, são escolhidos modelos que aprendem de maneira incremental, não dependem de histórico de dados e se adaptam à ocorrência de concept drifts. Portanto, este trabalho propõe a solução DAOS (Drift Adaptive Offloading System), que tem como objetivo utilizar aprendizagem online e detecção de concept drifts no processo de tomada de decisão de offloading, visando otimizar a execução de aplicações CEP na borda. Além disso, ele adota um mecanismo de fallback para utilizar políticas estáticas enquanto os modelos de inteligência não forem confiáveis. Essa proposta é analisada através de uma avaliação de performance que compara o DAOS com a abordagem puramente baseada em políticas, variando a complexidade da aplicação e a taxa de transferência dos dados. A avaliação mostrou que existe uma diferença estatisticamente significativa entre as duas abordagens, evidenciando que as técnicas adotadas pelo DAOS melhoram as decisões de offloading de aplicações CEP na borda.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO MOTA TRINTA - UFC
Interno - 1981503 - KIEV SANTOS DA GAMA
Presidente - 2133463 - ROBERTO SOUTO MAIOR DE BARROS
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 10:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06