Banca de DEFESA: ANNA PRISCILLA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA PRISCILLA DE ALBUQUERQUE
DATA : 15/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Toy User Interfaces: Design Tools for Child-Computer Interaction


PALAVRAS-CHAVES:

Interação Criança-Computador. Brinquedos Inteligentes. Robôs Sociais. Ferramentas de Design. Prototipação Rápida.


PÁGINAS: 149
RESUMO:
Interfaces de Usuário para Brinquedo - do Inglês, Toy User Interfaces (ToyUI) é uma integração de um ou mais brinquedos com outros componentes de hardware ou software. ToyUI faz parte das novas tecnologias que permeiam o domínio da Interação CriançaComputador (ICC), uma ToyUI pode integrar brinquedos e robôs sociais, smartphones, tablets, consoles de jogos e outros dispositivos. Esta tese propõe e compila uma coleção de ferramentas de design para dar suporte a equipes interdisciplinares no desenvolvimento de ToyUI. As ferramentas de design visam auxiliar a comunidade de ICC no desenvolvimento de novas ToyUI, cientes das questões éticas envolvidas ao projetar artefatos integrados para crianças. O método de pesquisa aplicado é a Ciência do Design, visando avaliar o contexto do problema e propor uma intervenção que melhore este contexto. As ferramentas de design seguem uma perspectiva de design centrado no usuário englobando as etapas da inspiração, ideação e implementação, compreendendo pesquisa de usuário, geração de ideias, planejamento de coleta de dados e ferramentas de prototipagem de baixa e alta fidelidade. Esta tese também propõe versões digitais das ferramentas para apoiar o trabalho remoto em equipe como no contexto da pandemia global do COVID-19. A avaliação qualitativa em um ambiente de aprendizagem baseado em projetos ocorreu em uma série de estudos de casos, sendo sete instituições distribuídas no Brasil, Canadá e Alemanha. No total, 255 indivíduos experimentaram diferentes versões das ferramentas, implementando 67 ideias entre protótipos de baixa e alta fidelidade e protótipos digitais. Os resultados destacam as lições aprendidas com a avaliação e como estudos de casos promoveram melhorias nas ferramentas propostas. Também foram comparados os desafios do treinamento presencial com os desafios do treinamento remoto durante o contexto do distanciamento social. As ferramentas propostas demonstram ser uma abordagem adequada para o treinamento de habilidades de Design de Experiência do Usuário e Tecnologia da Informação em equipes interdisciplinares. Como trabalhos futuros, as ferramentas podem incorporar acessibilidade, oferecendo codificação tangível ou em blocos permitindo o uso por crianças, adolescentes e pessoas com deficiência visual, bem como facilitar o uso por educadores e não especialistas no desenvolvimento de soluções ToyUI para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MIGUEL VARGAS MARTIN
Externo à Instituição - ANTHONY JOSÉ DA CUNHA CARNEIRO LINS - UNICAP
Externo à Instituição - BILL KAPRALOS
Interno - 2134013 - JAELSON FREIRE BRELAZ DE CASTRO
Externo à Instituição - MARCELO FANTINATO - USP
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 16:37
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