Design Recommendations for Building Teacher-facing Learning Analytics Dashboards for Process-oriented Feedback in Online Learning.
Learning Analytics Dashboards. Process Analytics. Behavioral Process-Oriented Feedback. Online Learning.
Na modalidade de educação à distância, o feedback é um mecanismo fundamental, pois tanto os professores como os alunos precisam de feedback durante os processos de ensino e aprendizagem. Neste cenário, isto pode ser alcançado através da análise dos dados de interação armazenados pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e comunicação destes resultados aos usuários por meio de painéis analíticos (dashboards), geralmente chamados Learning Analytics Dashboards (LADs). Os LADs podem oferecer diferentes tipos de feedback, dependendo dos objetivos do projetista e de suas suposições teóricas sobre como ocorre a aprendizagem; neste trabalho, focamos em um tipo específico: o feedback comportamental orientado a processos (behavioral processes-oriented feedback) voltado a professores da educação à distância. No entanto, poucos trabalhos anteriores propuseram e validaram LADs voltados para professores e focados nesse tipo de feedback, e nenhum deles fornece uma caracterização detalhada de como os professores interagem e respondem a esse tipo de LAD. Assim, faltam recomendações de design detalhadas e empiricamente validadas para a construção destes tipos de dashboards. Para preencher essa lacuna, esta tese buscou responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Quais são os requisitos de dados, de tarefas e de metáforas visuais para construção de LADs que forneçam feedback comportamental orientado a processos para professores da educação à distância? e 2) que tipo de insights os professores obteriam de um LAD que fornecesse este tipo de feedback, e que ações pedagógicas eles tomariam com base nesses insights? Para responder a essas perguntas, foi utilizado um método amparado no paradigma do Design Science Research para construir e avaliar iterativamente uma instância da classe de LADs mencionada anteriormente. Foram executadas três iterações de design e, com base nos resultados desse processo, identificados: um conjunto de requisitos de dados e tarefa, os pontos fortes e fracos de várias metáforas visuais, e uma caracterização dos tipos de insights que os professores podem obter de tais dashboards e das ações pedagógicas que eles tomariam com base nesses insights. Por fim, a partir dos resultados empíricos obtidos, foi proposto um conjunto de recomendações de design que podem ser reutilizadas por outros pesquisadores e profissionais interessados na construção de tipos semelhantes de LADs.