Banca de DEFESA: RAPHAEL AUGUSTO DE SOUSA DOURADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL AUGUSTO DE SOUSA DOURADO
DATA : 06/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Design Recommendations for Building Teacher-facing Learning Analytics Dashboards for Process-oriented Feedback in Online Learning.


PALAVRAS-CHAVES:

Learning Analytics Dashboards. Process Analytics. Behavioral Process-Oriented Feedback. Online Learning.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Na modalidade de educação à distância, o feedback é um mecanismo  fundamental, pois tanto os professores como os alunos precisam de feedback  durante os processos de ensino e aprendizagem. Neste cenário, isto pode ser  alcançado através da análise dos dados de interação armazenados pelos  Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e comunicação destes resultados  aos usuários por meio de painéis analíticos (dashboards), geralmente  chamados Learning Analytics Dashboards (LADs). Os LADs podem oferecer  diferentes tipos de feedback, dependendo dos objetivos do projetista e de  suas suposições teóricas sobre como ocorre a aprendizagem; neste trabalho,  focamos em um tipo específico: o feedback comportamental orientado a  processos (behavioral processes-oriented feedback) voltado a professores da  educação à distância. No entanto, poucos trabalhos anteriores propuseram e  validaram LADs voltados para professores e focados nesse tipo de feedback,  e nenhum deles fornece uma caracterização detalhada de como os professores  interagem e respondem a esse tipo de LAD. Assim, faltam recomendações de  design detalhadas e empiricamente validadas para a construção destes tipos  de dashboards. Para preencher essa lacuna, esta tese buscou responder às  seguintes questões de pesquisa: 1) Quais são os requisitos de dados, de  tarefas e de metáforas visuais para construção de LADs que forneçam  feedback comportamental orientado a processos para professores da educação  à distância? e 2) que tipo de insights os professores obteriam de um LAD  que fornecesse este tipo de feedback, e que ações pedagógicas eles tomariam  com base nesses insights? Para responder a essas perguntas, foi utilizado  um método amparado no paradigma do Design Science Research para construir e  avaliar iterativamente uma instância da classe de LADs mencionada  anteriormente. Foram executadas três iterações de design e, com base nos  resultados desse processo, identificados: um conjunto de requisitos de  dados e tarefa, os pontos fortes e fracos de várias metáforas visuais, e  uma caracterização dos tipos de insights que os professores podem obter de  tais dashboards e das ações pedagógicas que eles tomariam com base nesses  insights. Por fim, a partir dos resultados empíricos obtidos, foi proposto  um conjunto de recomendações de design que podem ser reutilizadas por  outros pesquisadores e profissionais interessados na construção de tipos  semelhantes de LADs.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Isabela Gasparini
Externo ao Programa - 2790775 - AMADEU SA DE CAMPOS FILHO
Presidente - 2317415 - NIVAN ROBERTO FERREIRA JUNIOR
Interno - 2227477 - RICARDO MASSA FERREIRA LIMA
Externa à Instituição - TACIANA PONTUAL DA ROCHA FALCAO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 11:34
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