Banca de DEFESA: EDMILSON RODRIGUES DO NASCIMENTO JUNIOR

DISCENTE : EDMILSON RODRIGUES DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA : 26/10/2021
LOCAL: Google Meet

A Disciplina “Projetão”: História, papel e relevância para o Ecossistema de Tecnologia de Informação e Comunicação De Recife.

Educação para inovação. Ensino da Inovação.Projetão. Porto Digital.

A Universidade ser de excelência no ensino e pesquisa é condição  necessária, mas não suficiente para a criação de uma cultura de inovação e  empreendedorismo entre os seus membros e a sociedade. Dessa forma, expandir  a cultura universitária para ser um Locus de ensino e prática sobre  inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia faz-se necessário,  pois a inovação traduz-se em competitividade para empresas e melhoria na  qualidade de vida para os indivíduos.  Nesse contexto, nos últimos 18 anos  desenvolveu-se no Centro de Informática da UFPE a disciplina conhecida  popularmente como “Projetão”. A disciplina é reconhecida pelo ecossistema  de TIC de Recife como um sucesso em função de seu  papel de fomento à  cultura e aprendizado prático de inovação e empreendedorismo de base  tecnológica, tendo inclusive ajudado a criar diversas startups. Contudo,  até o início desse trabalho, ninguém havia documentado a história ou estudado a percepção do papel e relevância de Projetão. A presente  dissertação objetiva preencher essas lacunas, analisando o  papel e a  relevância de Projetão junto aos ex-alunos e ao ecossistema de TIC de  Recife, e documentando e organizando o histórico de Projetão. Para tanto,  foram aplicados métodos mistos de levantamento de dados: pesquisa  documental, entrevistas com os professores que ensinaram Projetão, surveys  com ex-alunos e entrevistas semi-estruturadas com líderes do ecossistema.  Levantamos que Projetão educou 2135 estudantes, que criaram 22 startups,  dentre as quais destacam-se InLoco, Eventik, Capyba,  Prepi e Lovecrypto.  Também, pode-se constatar que a maioria dos respondentes à pesquisa  trabalham com inovação após formados e 16.6% deles tornaram-se  empreendedores profissionais, o dobro da média nacional segundo o  benchmarking da pesquisa da Endeavour (2012). Por fim, essa pesquisa também  contribui, como efeito colateral, com uma reflexão crítica sobre a  disciplina de Projetão, que poderá contribuir com sua  melhoria no futuro.  É o caso de algumas observações dos líderes do ecossistema que entendem que  os alunos de Projetão ainda resolvem problemas pouco relevantes e que  poderia haver um foco maior em criar startups com mais maturidade de  mercado, com perfil de fundadores diversos e com um maior diferencial  inovador.

Interno - 1277035 - GEBER LISBOA RAMALHO
Externo ao Programa - 1204968 - PIERRE LUCENA RABONI
Presidente - 2331131 - SERGIO CASTELO BRANCO SOARES
Notícia cadastrada em: 15/10/2021 10:26