Banca de DEFESA: TATYANE SOUZA CALIXTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATYANE SOUZA CALIXTO DA SILVA
DATA : 10/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Skills-CT: Um Modelo para Classificação dos Estágios Cognitivos das Habilidades do Pensamento Computacional e Desenvolvimento da Aprendizagem Criativa


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento Computacional. Estágios Cognitivos. Aprendizagem Criativa.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

O Pensamento Computacional (PC) envolve resolução de problemas utilizando 
modelos, abstrações, organização e decomposição dos mesmos de forma 
algorítmica.  A resolução de problemas se enquadra na estrutura do 
Pensamento Computacional cognitivo, pois visa fornecer aos discentes uma 
compreensão dos principais conceitos computacionais, práticas e 
perspectivas, enfatizando assim a construção de habilidades e competências 
que serão úteis na faculdade e em futuras carreiras. Estes elementos, por 
sua vez, impõem aos sujeitos uma habilidade pouco explorada em processos 
tradicionais de ensino-aprendizagem: a Criatividade.  A Criatividade se 
torna relevante por promover a integração do fazer e do ser, fazendo com 
que o indivíduo use suas competências com o intuito de transformar para 
melhor o mundo que os cerca. Diante deste panorama, o presente trabalho 
traz um estudo cujo objetivo é compreender a relação dos Pilares do 
Pensamento Computacional, dos  Níveis  Cognitivos e das habilidades do 
Pensamento Computacional no processo de resolução criativa de problemas. 
Essa correlação  tem o intuito de auxiliar o ensino e aprendizagem de 
programação, bem como fornecer aos docentes uma maneira de avaliar e 
compreender como os estudantes desenvolvem as habilidades do PC. O processo 
de ensino de programação deve envolver a resolução de problemas, com base 
em conceitos como associação, avaliação, atribuição, chamada de 
procedimento e passagem de parâmetros.  Para tanto, foi elaborado o   
Skills-CT. O Skills-CT é um Modelo Conceitual que  relaciona os Pilares do 
Pensamento Computacional, classifica os estágios cognitivos para cada 
Habilidade do PC, para resolução criativa de problemas em programação. O 
Skills-CT foi aplicado em uma turma de um curso profissionalizante em 
Desenvolvimento de Software com o objetivo de classificar os estágios 
cognitivos dos alunos em cada habilidade do PC e analisar em qual os 
estudantes possuem menor desenvolvimento, para criar atividades que possam 
ajudar a amenizar essas dificuldades. Adicionalmente, o Skills-CT verificou 
qual é o(s)  Pilar (es) do PC no qual os alunos possuem dificuldade. Os 
resultados da pesquisa apontam a relevância da utilização do Skills-CT no 
desenvolvimento das Habilidades do PC e dos estágios cognitivos e resolução 
criativa dos problemas, indicando que o mesmo influenciou positivamente a 
aprendizagem de programação por parte dos estudantes, o que pode ser 
constatado nos programas por eles desenvolvidos. Adicionalmente, 
apresentamos um guia para o ensino de programação e estratégias   
consideradas significativas para auxiliar os alunos na solução criativa de 
problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA LAGE REBELLO DA MOTA - UFRJ
Interna - 2420094 - CARLA TACIANA LIMA LOURENCO SILVA SCHUENEMANN
Externa à Instituição - DANIELLE ROUSY DIAS RICARTE - UFPB
Presidente - 1277035 - GEBER LISBOA RAMALHO
Externa ao Programa - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03