Skills-CT: Um Modelo para Classificação dos Estágios Cognitivos das Habilidades do Pensamento Computacional e Desenvolvimento da Aprendizagem Criativa
Pensamento Computacional. Estágios Cognitivos. Aprendizagem Criativa.
O Pensamento Computacional (PC) envolve resolução de problemas utilizando
modelos, abstrações, organização e decomposição dos mesmos de forma
algorítmica. A resolução de problemas se enquadra na estrutura do
Pensamento Computacional cognitivo, pois visa fornecer aos discentes uma
compreensão dos principais conceitos computacionais, práticas e
perspectivas, enfatizando assim a construção de habilidades e competências
que serão úteis na faculdade e em futuras carreiras. Estes elementos, por
sua vez, impõem aos sujeitos uma habilidade pouco explorada em processos
tradicionais de ensino-aprendizagem: a Criatividade. A Criatividade se
torna relevante por promover a integração do fazer e do ser, fazendo com
que o indivíduo use suas competências com o intuito de transformar para
melhor o mundo que os cerca. Diante deste panorama, o presente trabalho
traz um estudo cujo objetivo é compreender a relação dos Pilares do
Pensamento Computacional, dos Níveis Cognitivos e das habilidades do
Pensamento Computacional no processo de resolução criativa de problemas.
Essa correlação tem o intuito de auxiliar o ensino e aprendizagem de
programação, bem como fornecer aos docentes uma maneira de avaliar e
compreender como os estudantes desenvolvem as habilidades do PC. O processo
de ensino de programação deve envolver a resolução de problemas, com base
em conceitos como associação, avaliação, atribuição, chamada de
procedimento e passagem de parâmetros. Para tanto, foi elaborado o
Skills-CT. O Skills-CT é um Modelo Conceitual que relaciona os Pilares do
Pensamento Computacional, classifica os estágios cognitivos para cada
Habilidade do PC, para resolução criativa de problemas em programação. O
Skills-CT foi aplicado em uma turma de um curso profissionalizante em
Desenvolvimento de Software com o objetivo de classificar os estágios
cognitivos dos alunos em cada habilidade do PC e analisar em qual os
estudantes possuem menor desenvolvimento, para criar atividades que possam
ajudar a amenizar essas dificuldades. Adicionalmente, o Skills-CT verificou
qual é o(s) Pilar (es) do PC no qual os alunos possuem dificuldade. Os
resultados da pesquisa apontam a relevância da utilização do Skills-CT no
desenvolvimento das Habilidades do PC e dos estágios cognitivos e resolução
criativa dos problemas, indicando que o mesmo influenciou positivamente a
aprendizagem de programação por parte dos estudantes, o que pode ser
constatado nos programas por eles desenvolvidos. Adicionalmente,
apresentamos um guia para o ensino de programação e estratégias
consideradas significativas para auxiliar os alunos na solução criativa de
problemas.