Banca de DEFESA: JOHN JAIRO DOMINGUEZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOHN JAIRO DOMINGUEZ
DATA : 28/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL E O PENSAMENTO CRÍTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento crítico. Metodologias híbridas de ensino. Ensino híbrido. Gêneros textuais digitais.


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Uma das competências específicas necessárias para enfrentar desafios 
globais complexos é, sem dúvida, o pensamento crítico, razão pela qual nos 
princípios dos projetos de programas de aprendizagem em rede há uma 
motivação para desenvolver esse tipo de habilidade. No entanto, ela não foi 
desenvolvida totalmente devido, entre outros fatores, ao fato de os modelos 
pedagógicos dos cursos on-line tenderem a ser excessivamente homogêneos, 
descontextualizados, despersonalizados e individualistas. Verifica-se, 
ainda, que muitos desses cursos apresentam, frequentemente, uma sequência 
rígida de conteúdos, com ferramentas de socialização muito limitadas e 
processos de avaliação altamente estruturados. Desse modo, o presente 
estudo tem como objetivo identificar as relações entre as estratégias 
utilizadas durante as discussões assíncronas baseadas em texto, por meio de 
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua relação com o pensamento 
crítico de estudantes do ensino médio. A partir do método de triangulação, 
foram observados dados com diferentes naturezas para identificar relações 
entre estratégias de comunicação na rede educacional Redu. Assim, o 
propósito da análise foi verificar de que modo as interações assíncronas, 
eventualmente, deram suporte à estruturação de situações para promover o 
desenvolvimento do pensamento crítico, bem como identificar as limitações 
da plataforma para apoiar o progresso dessa habilidade. Os resultados 
evidenciaram que existe uma dissociação entre o desenho dos Ambientes 
Virtuais de Aprendizagem e as metodologias usadas pelos professores para 
estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Verificou-se, também, 
que os ritmos e estilos de aprendizagem são outra variável desconsiderada 
nos ambientes de aprendizagem. Isto ocorre porque tais ambientes favorecem 
somente a um tipo de estudante, com determinadas características. 
Finalmente, os resultados obtidos destacam que um dos métodos de maior 
contribuição para desenvolver competências do raciocínio de alto nível é a 
pergunta.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSSANA VIANA GAIA - IFAl
Interno - 2330497 - ALEX SANDRO GOMES
Presidente - 2227477 - RICARDO MASSA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 15/06/2021 09:55
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