SAVIPS - Uma Infraetrutura Veicular Autônoma em Pequena Escala para Platoon
Veículos autônomos. Unidades eletrônicas de controle. Sistemas de Direção
Automatizada. Platoon. Veículos em escala reduzida.
Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo,
muitos deles devido a falha humana. Para reduzir esses números alarmantes,
universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo estão
colaborando no desenvolvimento de sistemas que melhorem a condução em áreas
urbanas e rodovias, por meio da aplicação de tecnologias avançadas, como
sistemas embarcados, redes de comunicação sem fio e Inteligência Artificial
(IA). A aplicação dos sistemas embarcados na área automotiva tem
contribuído para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de
funções do veículo, como multimídia, climatização, controle de tração e
acionamento de atuadores do motor. Contudo, o desenvolvimento de Veículos
Autônomos (VAs) enfrenta desafios significativos em termos de custos e
dificuldades tecnológicas. A implementação de tecnologias avançadas, como
sensores, sistemas de processamento de dados e algoritmos complexos,
aumenta os custos de produção. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento
de sistemas autônomos requerem recursos com especialistas em inteligência
artificial, engenheiros de software e infraestrutura de testes. A
complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis
e interações complexas, dificulta a replicação de todos os desafios em
cenários de teste controlados. Nesse contexto, a utilização de veículos em
escala reduzida tem se mostrado uma abordagem comum em projetos de veículos
autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e de baixo
custo. Esses modelos permitem a validação, redução de riscos e a
oportunidade de explorar algoritmos e sistemas em um ambiente controlado
antes da implementação em veículos em tamanho real. O presente trabalho tem
como objetivo o desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos
autônomos em escala reduzida para a avaliação das funções ADAS (Sistemas
avançados de Assistência ao Motorista) em um pelotão de veículos. O
processo envolve desde a montagem da estrutura física, elaboração do
projeto e desenvolvimento de circuitos eletrônicos, até os testes desses
protótipos. A ideia é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários
realizar validações e análises de dados em um sistema ADAS aplicado a um
pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um
pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos
dois veículos elétricos de pequeno porte equipados com ECUs, câmeras (alta
definição e estereoscópicas) e radar de ondas milimétricas, possibilitando
a demonstração do comportamento dos sistemas desenvolvidos, como o Sistema
de Direção Automatizada (ADS), Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC),
Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência
(EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de
pequeno porte.