Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA DA SILVA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA DA SILVA CUNHA
DATA : 04/04/2023
LOCAL: virtual

GOVERNANÇA DE TI COMO PARTE INTEGRANTE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA: uma análise de sua interdependência e seus reflexos nas Universidades Federais Brasileiras

Governança de TI. Governança Corporativa. Universidades Federais.

A Governança de TI, sistema específico que integra a Governança Corporativa, surge da necessidade de conduzir e administrar a TI com o objetivo de promover um ambiente organizacional mais efetivo visto que auxilia no processo de tomada de decisão dos gestores quanto à aplicabilidade, avanço e aprimoramento de melhores práticas em gestão de TI. A mensuração da governança das universidades federais no Brasil é realizada por meio do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública, de responsabilidade do Tribunal de Contas da União (TCU), mediante a obtenção de determinados índices que permitem precisar o quanto essas instituições realizam as práticas da governança. Esta dissertação, portanto, objetiva entrar nesse campo do conhecimento, com a finalidade de responder a seguinte pergunta: Qual a relação entre as Governanças de TI e Corporativa no contexto das Universidades Federais Brasileiras? Desse modo, o principal objetivo da dissertação é analisar a correlação entre os níveis de Governança de TI e Corporativa a partir de uma amostra de 63 universidades federais brasileiras que participaram do levantamento do TCU. Metodologicamente, a natureza da pesquisa é do tipo aplicada e, no que se refere aos objetivos, considera-se exploratório-descritiva. Quanto à abordagem, classifica-se como quantitativa, pois o desenho de pesquisa apresenta a análise estatística dos dados secundários do TCU, que reúne informações primárias de universidades federais no Brasil (2017-2021), como também a análise fatorial, a análise do coeficiente de Pearson e a análise de clusters, a fim de atingir os propósitos desta dissertação. Os resultados indicam que os indicadores de governança de TI e corporativa estão fortemente relacionados, assim como indicam que quanto mais desenvolvida a governança em TI, maior o nível de governança corporativa. Esses resultados, portanto, podem ser úteis para auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores em universidades a partir da adoção de melhores práticas em gestão de TI.

Interno - 1998934 - DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
Presidente - 1547096 - ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
Externo à Instituição - GEORGE AUGUSTO VALENCA SANTOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 24/03/2023 16:23