Banca de DEFESA: VIVIANE ALVES DE CARVALHO

DISCENTE : VIVIANE ALVES DE CARVALHO
DATA : 30/07/2021
LOCAL: VIRTUAL

Avaliação de Implementação do Programa Incluir e as iniciativas de acessibilidade dos professores, Burocratas de Nível de Rua, na Universidade Federal De Pernambuco (2012-2019)

Política Pública. Acessibilidade. Programa Incluir. Burocratas de Nível de Rua.

A acessibilidade é uma temática que vem sendo bastante discutida nos dias de hoje, notadamente ao que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, para tanto a pesquisa tem como problemática o seguinte questionamento: Quais práticas os professores criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula? Para compreender este questionamento, a pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Incluir: acessibilidade na educação superior e como objetivo geral avaliar as práticas que os professores, Burocratas de Nível de Rua, criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula, nos campi de Recife da UFPE, no período de 2012 a 2019. Tomando por base, a compreensão do processo de implantação do Programa Incluir no âmbito das políticas públicas de inclusão na educação superior; a verificação dos serviços, recursos e apoios técnicos disponibilizados pelo Programa Incluir que viabilizam a inclusão educacional dos estudantes com deficiência, na UFPE; e a identificação das práticas realizadas para implementação e execução do Programa Incluir nas iniciativas de acessibilidade dos professores, Burocratas de Nível de Rua para o atendimento dos estudantes com deficiências na UFPE. Metodologicamente, o desenho da pesquisa utilizado foi o de métodos qualitativos, caracterizada também como pesquisa descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com professores, Burocratas de Nível de Rua, em sala de aula, nos campi de Recife da UFPE. Os resultados demonstram que, para os participantes da pesquisa, embora a implementação do Programa Incluir contribua para efetivação da política pública inclusiva, as iniciativas de acessibilidade dos professores em sala de aula são bastante influenciadas por suas trajetórias profissionais, capacitações e perfil relacional com os estudantes com deficiência. Nesse sentido, faz-se necessário uma atenção maior para ações de capacitação do corpo docente desta instituição, inclusive de divulgação do Programa Incluir e da eliminação de barreiras e promoção de uma cultura mais inclusiva na Universidade.

Interno - 1817572 - ERINALDO FERREIRA DO CARMO
Presidente - 2926936 - MARIANA BATISTA DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO BARROS DE ALBUQUERQUE - UFS
Notícia cadastrada em: 14/07/2021 17:10