Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE EMERSON ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE EMERSON ALVES DA SILVA
DATA : 28/12/2022
LOCAL: ONLINE

AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO ENSINO DA FILOSOFIA: CURIOSIDADE E AUTONOMIA COMO PRINCIPIOS DE UMA EDUCAÇÃO LBERTADORA

ensino da filosofia; curiosidade; autonomia.

RESUMO

As práticas pedagógicas que acontecem na sala de aula possibilitam perceber que tipo de educação aquele professor aquela escola acredita, bem como em que tipo de educação prático pedagógico colocam os seus objetivos de educação. No dizer de Freire a boa prática pedagógica é aquela voltada para um caráter libertador que leva a autonomia do aluno e não uma educação que está pautada na mera decoração de esquemas pré-estabelecidos, visando uma formação a partir de caminhos já trilhados como esquemas únicos e estativos, não dando lugar a perguntas nem inovações da parte do educador e dos educandos. Contuso, este trabalho se propõe colocar em discursão as práticas pedagógicas no ensino da filosofia pautadas na figura do grande educador Paulo Freire levando em consideração a sua atuação como educador a partir das suas categorias pedagógicas da autonomia e curiosidade. É importante destacar que, o aprofundamento dos conceitos das categorias da autonomia e da curiosidade nos dará substrato teórico para analisar se de fato a pedagogia freiriana contribuí pata o ensino da filosofia no nono ano do ensino fundamental da Escola Santa Joana Dar’k, bem como para perceber como estas categorias são usados pelos educadores e se estas contribuem para auxiliar nas descobertas de novos saberes.  Por fim, a partir da pesquisa qualitativa e bibliográfica e em contato como alunos e professores demonstrar se as categorias da curiosidade e da autonomia se efetivam como práticas pedagógicas, no âmbito da escola citada, como práticas que facilitam o ensino da filosofia e não só, mas se estas categorias são usadas como uma prática constante na escola pesquisada.

Presidente - 1173947 - CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo à Instituição - JOSE APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 22/12/2022 17:26