Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL SOBRAL NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL SOBRAL NETO
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Google meet

CONCORDAR EM DISCORDAR”: um experimento pedagógico visando a formação para a tolerância política em consonância com o pensamento democratizante de John Dewey

Ensino de Filosofia, John Dewey, Metodologia ativas.

Os estudos em filosofia têm sido utilizados para defender que a filosofia escolar merece um lugar neste currículo, haja vista o potencial de produzir ganhos cognitivos e benefícios sociais de grande monta. Portanto para se conseguir uma educação voltada para a cidadania e que promova a cultura democrática da diversidade político-ideológica, se faz necessário o desenvolvimento de cidadãos ativos e informados, e isto requer uma preparação sistemática e direcionada.
No currículo obrigatório do ensino médio, determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos estão sendo preparados para testes vestibulares, para ingresso na faculdade, com o ensino de matérias próprias dos exames, salvo algumas oportunidades em que se debate o eixo filosófico de algum assunto que não esteja relacionado a uma questão de prova, e mesmo neste cotejo dificilmente se trabalhará formação da democracia através do envolvimento com a filosofia.
Logo, é imprescindível que haja um modelo de educação democrática, que enfatiza o funcionamento da filosofia educacionalmente, na promoção de uma cultura democrática da diversidade político-ideológica, em que os estudantes tenham o protagonismo na formação da democracia através do envolvimento na filosofia, como uma disciplina que integra a didática, currículo e avaliação. Desta forma, a filosofia pode dar um contributo fundamental e muito necessário para a educação.

Presidente - ***.345.255-** - CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO - UFS
Interno - 1198767 - SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
Externa à Instituição - PATRICIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - UFS
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 22:05