Banca de DEFESA: MARIA ILDA ROCHA SILVA

DISCENTE : MARIA ILDA ROCHA SILVA
DATA : 01/07/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

A Prática Pedagógica com vista numa Educação Libertadora Freiriana

Ensino de Filosofia. Educação de Jovens e Adultos. Prática pedagógica.

A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir sobre a relevância do Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para o desenvolvimento de uma prática pedagógica freiriana, de um espaço humanizador, dinâmico baseado no diálogo e no respeito, tendo como pergunta norteadora: Quais as contribuições do ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual a utilidade da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual o perfil do professor da EJA para que o estudante entre e permaneça frequentando as aulas?

Não se pretende que a Filosofia redefina os rumos da EJA. No entanto, tentou-se demonstrar sua potência no que diz respeito à superação de concepções e práticas problemáticas da Educação de Jovens e Adultos. Buscamos apresentar uma proposta de ensino voltada para a concepção de educação interdimensional que visa contribuir na formação para um jovem e adulto Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história, competente porque, quando autônomo pode se organizar, desenvolver uma disciplina para conquistar seus projetos e solidário, como consequência das anteriores, cujo processo se dá na relação convivial, no reconhecimento do outro como um parceiro e vendo na diferença possibilidades de práticas de convivência social firmadas no respeito e no diálogo. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos tendo o autor Paulo Freire como carro chefe nos apoiando neste trabalho. Como resultados, tivemos o desenvolvimento das oficinas filosóficas analisadas. A partir das análises dos questionários e testemunhos, debates e questionamentos em sala de aula percebeu-se que as práticas que envolveram o ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos têm conseguido alcançar seus objetivos e que as categorias: autonomia, competência e solidariedade tem sido conquistada.

Presidente - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externa à Instituição - MARIA REILTA DANTAS CIRILO - UERN
Interno - 1198767 - SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 07:59