Banca de DEFESA: FRANCISCO RODRIGUES DE MACÊDO

DATA : 29/06/2022
LOCAL: DEFESA REMOTA - GOOGLE MEET

A Vontade de Poder como inspiração para o Ensino de Filosofia

Palavras-chaves: Nietzsche; Vontade de Poder; Escola; Ensino de Filosofia.

Atuando na docência somos convidados a pensar e repensar a nossa prática de ensino. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre a nossa atuação como docente em filosofia e, para tanto, utilizamo-nos do pensamento nietzschiano, mais especificamente as considerações acerca da Vontade de Poder, como fonte de inspiração.  Não tomamos a filosofia de Nietzsche como um manual sobre pedagogia ou educação, mas assumimos que nela encontramos  ricas provocações que nos interpelam a uma presença  da filosofia que possibilite as falas da vida. Dividimos esta dissertação em três capítulos. No primeiro trabalhamos especificamente a Vontade de Poder, para tanto utilizaremos as principais obras de Nietzsche. No segundo capítulo focamos estabelecer um diálogo entre a filosofia nietzschiana e as reflexões acerca do ambiente escolar e da presença da filosofia em sala de aula. Neste capítulo, além de Nietzsche também nos referenciamos nas indagações sobre a escola, presente no livro Em Defesa Da Escola de Jean Masscheleyn. No terceiro capítulo trouxemos à tona a nossa prática de intervenção, item exigido pelo nosso programa de mestrado. A partir dos resultados obtidos buscamos pensar a escola e a atuação e  ainda, o que podemos   construir e reconstruir,  para configurar a presença de uma filosofia que auxilie  os estudantes na construção dos seus questionamentos.

Externa à Instituição - MARTA SOLANGE PERRUSI - UNICAP
Presidente - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Interno - 1198767 - SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 10:18