ENSINO DE FILOSOFIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO
Ensino de Filosofia, Pedagogia Histórico-Crítica, Abordagem
Metodológica.
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de filosofia tendo a
pedagogia histórico-crítica como abordagem teórica. Compreende-se que o
materialismo histórico-dialético está na base desta abordagem, que tem por objetivo
possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais em todos os
seres humanos. Tal objetivo se alcança fornecendo às novas gerações o que há de
melhor e mais desenvolvido, em termo de conhecimentos, se tenha produzido pela
humanidade. Assim, entende a educação como a arte de transformar os
conhecimentos produzidos pelas ciências em conteúdos assimiláveis pelos
estudantes no espaço/tempo escolar. Analisa-se a influência das teorias pedagógicas
na realidade brasileira, considerando como condicionantes estruturais do sistema de
ensino atual, para posteriormente contextualizar as abordagens metodológicas
utilizadas no ensino de filosofia na educação básica. Elabora-se uma proposta
metodológica para o primeiro ano do ensino médio de uma escola pública alagoana,
utilizando os momentos do método em questão. Como metodologia faz-se uma
incursão nos textos de Dermeval Saviani principalmente Escola e democracia,
Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Pedagogia histórico-crítica,
quadragésimo ano: novas aproximações, e de seus comentadores: Duarte (2016); e
Galvão, Lavoura e Martins (2019). Para o ensino de filosofia utiliza-se Rodrigo (2009)
e Nascimento (2019).