Banca de DEFESA: HELDER FRANCISCO BEZERRA DE BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELDER FRANCISCO BEZERRA DE BARROS
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: DEFESA REMOTA - GOOGLE MEET
TÍTULO:

BILDUNG NA EDUCAÇÃO EM HEGEL: Considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea.


PALAVRAS-CHAVES:

Bildung. Educação. Ensino de Filosofia. Formação. Hegel


PÁGINAS: 89
RESUMO:

presente pesquisa objetiva-se em pesquisar a noção do conceito de Educação em Hegel. Para isso, será pesquisada a importância do termo Bildung, sua compreensão e contribuição para formação do homem na contemporaneidade. O problema proposto é a compreensão do termo Bildung e a forma como Hegel propõe o ensino de filosofia na escola e sua noção de educação. Para Hegel, aprender é aprender com alguém, por intermédio de alguém, por um processo mediado no qual a figura do mestre é a de figura central, sendo necessária, assim, a passagem do indivíduo pelo processo formativo. Contudo, esse processo formativo se dá por meio da formação do espírito para a razão de si (Bildung) que busca mediante as superações do limite humano alcançar a sua própria autonomia. Em uma sociedade marcada pela precariedade da educação, analisar de forma mais didática novos parâmetros de transformação educacional pode ser um caminho a ser trilhado, tendo aqui como objetivo a participação do ensino de filosofia nessa busca de superação da realidade atual. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de método hipotético-dedutivo, com estudo de campo por meio de intervenção e ações concretas de análise e exploração bibliográfica, a fim de compreender o alcance e a percepção das mudanças causadas pelo pensamento hegeliano em uma educação contemporânea. Por meio dessa reflexão, denotamos os motivos para uma análise do pensamento hegeliano e as possibilidades de contribuição para os desafios atuais da educação, bem como para a formação de uma sociedade ética, livre e feliz.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2345686 - ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
Externo à Instituição - MARCOS FABIO ALEXANDRE NICOLAU - UVA
Interno - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 16/06/2022 13:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04