Banca de DEFESA: CATARINA ANDREA DA SILVA QUIRINO

DISCENTE : CATARINA ANDREA DA SILVA QUIRINO
DATA : 22/06/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

A CONTRIBUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA MORAL AUTÔNOMA À LUZ DO ESCLARECIMENTO EM IMMANUEL KANT.

Senso comum, Esclarecimento, maioridade, autonomia, bem comum.

O presente trabalho, busca, a partir de vivências em sala de aula, trazer à baila a reflexão acerca da saída da menoridade, afastando-se de toda a conduta baseada na regra do senso comum, desenvolvendo atitudes reflexivas que levarão o discente à atitudes filosóficas, despidas de preconceitos, costumes sociais, influências do meio onde se vive. As reflexões aqui propostas a partir dos textos de Immanuel Kant, notadamente, na obra “O esclarecimento” representam um convite à emancipação através do conhecimento, no intuito de tornar pacífica ou menos belicosa a convivência em sala de aula, possibilitando o aprendizado com todo o respeito à diversidade social, de crenças e de pensamento. Busca-se confrontar as ideias iluministas da obra de Kant com as condutas realizadas em sala de aula, no que tange ao trato dos alunos uns com os outros. Salientando ainda que o ser filosófico, busca sair da menoridade, considerada como o agir conforme a intervenção de regras externas e interferências de terceiros, para alcançar a maioridade, configurada no agir de acordo com o próprio entendimento. Mostra que o papel do Professor em sala de aula é desenvolver um ambiente de forma a tornar possível os debates sobre a autonomia, razão e alteridade, com o respeito às liberdades e promovendo o bem comum. O ato de refletir sobre o comportamento em sociedade, sobretudo em sala de aula com os demais colegas, partindo do ponto de vista da emancipação, através do uso da racio (razão), reflete na forma de pensar e agir dos estudantes, em como iriam se sentir acaso estivesse no lugar do outro, para a partir daí, traçar seus próprios comportamentos universais, traduzidos no sentimento do que é ou o que seria melhor para todos.

Presidente - 2345686 - ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
Externo ao Programa - 2243044 - ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 12:08