Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO GOMES DA SILVA
DATA : 20/06/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

O CONCEITO DE BILDUNG NOS ESCRITOS PEDAGÓGICOS DE HEGEL.

Formação Educacional. Eticidade. Cidadão. Estado.

Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos.

Presidente - 2345686 - ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
Externo à Instituição - JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA - UNICAP
Interno - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 13/06/2022 10:57