O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE MARTIN BUBER:
contribuições à formação humana dos pibidianos
Diálogo. Formação humana. Pibid. Martin Buber.
No pensamento de Martin Buber, é possível encontrar alguns conceitos relevantes para a
educação do indivíduo, os quais são apresentados nessa pesquisa: a relação dialógica, a
relação Eu-Tu, a presença, o encontro, a reciprocidade, a formação para a comunidade, o
educar pelo espontâneo e pela naturalidade e, por fim, o diálogo – sendo este uma
conversação genuína entre os indivíduos envolvidos em que é evidenciada a essência de sua
presentificação ao evento. Olhar o seu educando a partir do que está em seu ser, possibilita
que tanto o educador quanto o seu educando se envolvam em um processo de formação
humana. Neste intento, esta pesquisa chama a atenção para se pensar na formação humana dos
estudantes bolsistas do PIBID que estão na escola, no início de suas práticas pedagógicas, e
que estão “assumindo” o papel de educador. Diante do contexto, e do pensamento buberiano,
é possível se pensar na formação humana por meio de conceitos do pensamento deste
filósofo, e.g.: a relação, a presença, o olhar para o outro da forma como ele é ou se apresenta
e, sobretudo, o respeito dialógico pela ética e alteridade. Esta atitude se torna uma evidência
verdadeira de formação humana, ou seja, a dimensão humana do outro, que também faz do eu
um reconhecimento enquanto humano.