EXPERIÊNCIA E ENSINO DE FILOSOFIA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA À LUZ DE GABRIEL MARCEL
EXPERIÊNCIA; FORMAÇÃO HUMANA; ENSINO DE FILOSOFIA
É inegável que a busca pelo sentido da existência é um fato que se passa desde a experiência filosófica ao experimento científico. Quer queira ou não, toda procura, seja ela filosófica ou científica, é uma busca pelo que dá dinamismo à vida, ou seja, por algo que deseja responder as perguntas que o ser humano faz e anseia, desde que existe.
Os questionamentos pela razão de viver estão sempre presentes na vida da pessoa humana, seja juventude, na vida adulta e na vida dos familiares envolvidos, cotidianamente, com barreiras físicas, neuropsicológicas e psicopatológicas. Procura-se mais do que nunca um sentido para lutar, resistir e enfrentar, uma razão para continuar vivendo. Essa referência foi o que motivou a pesquisar o sentido da vida em um filósofo, que muito escreveu sobre este assunto.
Com certeza, não é só o autor deste trabalho que percebe o quanto, no mundo hodierno, por meio de inúmeros fatores, inclusive a mídia impressa e televisiva, o caos que se vive diante desse cenário de pandemia de incertezas da vida só tem aumentado o número de pessoas, inclusive jovens, que estão tirando a própria vida. “Isto faz crer que a crise de valores, apontada por Marcel, o materialismo e a desesperança continuam sendo bastante atuais” (CARVALHO, 2017, p. 11).