Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLE FELICIANO COSTA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABELLE FELICIANO COSTA DE SOUZA
DATA : 08/07/2022
LOCAL: Reunião por meet

O livro didático digital de história: limites e potencialidades do livro a partir do conceito de cultura digital

Livro didático digital; Cultura digital; Ensino de História.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar e construir reflexões acerca do livro didático digital de história, analisando de forma comparativa a versão impressa e digital da mesma coleção didática, percebendo limites e potencialidades do livro a partir do que se considera cultura digital. Assim, escolhemos enquanto método a abordagem qualitativa, utilizando como fonte de pesquisa, no intuito de compreendermos o processo de adaptação do livro de história impresso para o formato digital, a coleção didática do ensino fundamental II, intitulada: “História, Sociedade & Cidadania”, em sua 4ª edição,  do autor Alfredo Boulos Júnior. Em nosso referencial teórico buscamos entender a temática a partir do conceito de cultura digital, de forma a sistematizar questões sobre o livro supostamente dito digital, assim como se o livro tem se constituído num instrumento didático que se apropria das ferramentas digitais, servindo como ancoradouro das experiências digitais vivenciadas por estudantes e professores, e se o livro digital dialoga e aproxima o conhecimento de sala de aula com o conhecimento de um mundo em constante ebulição ocasionada pelas transformações de novas ferramentas digitais que surgem a cada momento.

Presidente - 1866453 - ANDRE MENDES SALLES
Interno - 029.161.174-58 - LUCAS VICTOR SILVA - UFPE
Externa à Instituição - CLÁUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/06/2022 13:32