Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ANDRE SOUTO MAIOR DE PAULA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ANDRE SOUTO MAIOR DE PAULA
DATA : 07/07/2022
LOCAL: Pelo Google Meet

QUE ENREDO TEM ESSA HISTÓRIA? Narrativas sobre o Nordeste brasileiro nos livros didáticos de História do 2º ano do Ensino Médio

Palavras-chave: Livro didático de História. Narrativa histórica. História Regional. História do Nordeste do Brasil.

O presente trabalha traz como problemática as narrativas sobre a História regional nos livros didáticos de História do ensino médio, com foco na História do Nordeste brasileiro discutindo a importância do estudo da história regional para a formação da identidade dos estudantes das regiões periféricas do Brasil. Sendo assim, nosso problema de pesquisa é o seguinte: Quais as narrativas sobre a História do Nordeste no livro didático do 2º ano do Ensino Médio e sua implicação na formação da identidade regional do educando? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender acerca das narrativas sobre a História do Nordeste brasileiro nos livros didáticos de ensino para o 2º ano do ensino médio. Para conseguirmos alcançar nossos objetivos, pretendemos desenvolver uma pesquisa do tipo qualitativa com análise de documento, no caso, o livro didático de História do Ensino Médio. Estamos alinhados com a história cultural na medida em que o entendimento em relação as culturas são essenciais para a compreensão das histórias dos diferentes povos. São levadas em conta a narrativa histórica e sua relevância para o livro didático de História, a formação da identidade nordestina e a própria História regional. Também é construída uma análise sobre o livro didático, em especial o de História e seus aspectos culturais e mercadológicos que impactam nas narrativas, uma vez que, a indústria cultural brasileira e a editorial se encontram no Centro-Sul do país, em especial no eixo Rio-São Paulo que acaba por definir os rumos tomados pela narrativa que é desenvolvida por historiadores com formação nessa mesma região. Por fim, para evidenciar as ausências e silenciamentos que levam ao esquecimento da História nordestina são analisados dois livros didáticos do PNLD 2018-20 no qual é possível observar as narrativas sobre a História do Nordeste, seus espaços, silenciamentos e esquecimentos para, então, se propor uma prática docente por meio uso do cordel em sala de aula.

Interna - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Externa à Instituição - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO - UFPB
Notícia cadastrada em: 11/06/2022 13:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02