CIDADANIA E MULTI/INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
ENSINO DE HSITÓRIA, CIDADANIA, CURRÍCULO INTERCULTURAL, ENSINO MÉDIO.
O trabalho debate acerca da cidadania, pela própria natureza social docente, sempre esteve muito presente na prática pedagógica de professoras e professores. O ensino de História no Brasil carrega consigo, desde a inserção curricular oficial desta disciplina, que remonta ao código disciplinar da História do Colégio Pedro II (RJ), no Regulamento de 1838 (SCHIMIDT, 2012), uma forte incumbência de formação para a cidadania, sofrendo alterações de acordo com o contexto sócio-político de cada período, como será demonstrado neste trabalho. Hoje, no século XXI, a cidadania está inserida em vastas discussões e narrativas que envolvem educação e sociedade. O conhecimento histórico, aliás, é alvo de acirradas disputas no sentido de estabelecer narrativas vitoriosas ao sabor do que socialmente se pretende impor (LAVILLE, 1999). O ser humano desejável para a sociedade brasileira, parece não haver dúvida, é o cidadão. Mas qual cidadão? Como formar esse cidadão? Muitas perguntas se mostraram pertinentes neste processo inicial de reflexões. Ponderar acerca do ensino de História, que possui uma determinada demanda formativa, exige olhar para a trajetória desta disciplina e compreender a concepção de cidadania que a acompanhou ao longo do tempo para, com propriedade, propor uma História escolar que possa favorecer uma formação cidadã na contemporaneidade.