Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL VALENCA RIOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIEL VALENCA RIOS
DATA : 30/08/2021
LOCAL: ONLINE

CURRÍCULO, NARRATIVA E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE POMBOS-PE.

História Local; Currículo; Ensino de História; Narrativa Histórica

Esta pesquisa busca compreender como a História Local foi organizada como disciplina escolar a partir da realidade específica do município de Pombos (PE). A existência de disciplinas específicas como História Local tornou-se uma realidade constantemente observada nas redes municipais de ensino público, contudo poucos trabalhos tem se debruçado a investigar como os currículos para essa matéria escolar são organizados, e consequentemente que narrativas históricas originam ou legitimam a partir da prática docente. A maior parte da produção historiográfica brasileira sobre a História Local aborda-a como uma estratégia didática para se afastar do currículo tradicional, geralmente como uma aula “especial”, oficina ou até mesmo como um projeto de intervenção sobre um acontecimento específico ou mesmo um lugar de memória, com o intuito de desenvolver com os alunos a percepção da historicidade da realidade próxima à comunidade escolar. Ao configurar-se com disciplina escolar, temos supostamente a oportunidade de abordar “toda” a história daquele determinado lugar, tornando-se parte do cotidiano de aprendizagem dos alunos, e consequentemente pode mobiliza-los a conhecer o passado do lugar onde vivem sob diferentes aspectos, coexistindo com aquele passado que lhes é ensinado pela disciplina de História. Para tanto, este currículo necessita ter como base uma narrativa histórica a qual respalde a sua maneira de organizar de seus conteúdos e suas expectativas de aprendizagem. Por isso entendemos que a nossa problematização busca refletir que passado se quer conhecer a partir do processo de formalização do seu currículo, que saberes foram mobilizados para organiza-los, que narrativas históricas ele se respalda e legitima, que acontecimentos foram selecionados ou esquecidos, e principalmente que consciência histórica desencadeou a necessidade de conceber este conhecimento desta maneira. Para isso, propomos investigar o processo de organização curricular da História Local em Pombos a partir dos documentos legais, dialogando com as premissas da historiografia acerca da Teoria da História, do ensino de História Local e da Didática da História. A partir da conclusão desta pesquisa pretendemos elaborar sequências didáticas para os professores da rede municipal de ensino abordarem as temáticas deste currículo, orientadas pelas premissas do campo historiográfico do ensino de história.

Externo à Instituição - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI - UNIFESSPA
Presidente - 435419 - ISABEL CRISTINA MARTINS GUILLEN
Externa ao Programa - 038.449.804-31 - JULIANA ALVES DE ANDRADE - UFPE
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 11:54