Banca de DEFESA: ANA KATARINA DE BRITO

DISCENTE : ANA KATARINA DE BRITO
DATA : 25/02/2022
LOCAL: REMOTO

Cuidado e humanização: a palhaçoterapia na formação dos estudantes de saúde da UFPE

Antropologia; Humanização; Cuidado; Palhaçoterapia; Integralidade; Saúde.

O presente estudo busca compreender a formação de enfermeiros(as) e médicos(as) pela Universidade Federal de Pernambuco, no que tange ao cuidado e a humanização das práticas de saúde e os impactos da palhaçoterapia nesse processo, a partir das narrativas de estudantes e egressos desses dois cursos e que integraram o projeto de extensão universitária PERTO (Projeto de Encontro e Riso Terapêuticos). Para isso, foi analisada a lógica que norteia o campo da saúde, bem como a elaboração e implantação, avanços e desafios, do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste trabalho, portanto, valorizamos as interpretações dos alunos e recém-profissionais a respeito de categorias como humanização e cuidado, assim como referente as suas formações sobre esses aspectos. Os dados coletados nesta pesquisa demonstram uma série de dificuldades para se atingir a produção de saúde integral, sejam enfrentadas nos serviços de saúde ou nos ambientes de educação. Isso se apresenta por diversos fatores, como a fragmentação do corpo e valorização da doença, imperativos do paradigma biomédico; posições desiguais entre os profissionais e desses com os usuários; desvalorização das ciências humanas e sociais nas elaborações sobre saúde, dentre outras questões. Desse modo, esta dissertação pode contribuir para uma discussão ampliada das políticas públicas em saúde, como também sobre os currículos dos profissionais da área.

Interna - 2510116 - ANA CLAUDIA RODRIGUES DA SILVA
Externa à Instituição - MARCIA REIS LONGHI - UFPB
Presidente - 2130752 - RUSSELL PARRY SCOTT
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 20:28