Banca de DEFESA: MARIA MARIANA RODRIGUES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA MARIANA RODRIGUES DE LIMA
DATA : 25/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

“É tempo de se levantar, erguer a voz, dar a cara a bater”: religião e política nas mobilizações on-line de uma deputada evangélica.


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilizações on-line; Pentecostalismo; Gênero e Família; Bolsonarismo;


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado analisa etnograficamente as mobilizações on-line de uma parlamentar pernambucana autoidentificada evangélica, procurando contribuir com as discussões sobre as articulações entre mídias, religião e política. A pesquisa etnográfica que subsidia esta dissertação contou com o acompanhamento diuturno, entre maio de 2020 e setembro de 2022, das mobilizações on-line da deputada, sobretudo na rede social Instagram, registradas em diário de campo conforme um roteiro de observação. Este corpus de pesquisa foi analisado em estreito diálogo com os campos de estudos da religião e de gênero e sexualidade; e com o apoio de referenciais caros à etnografia on-line. Esta dissertação aborda inicialmente a emergência da deputada como sujeito em meio às controvérsias relativas a gênero e sexualidade presentes nas suas mobilizações on-line, analisando suas relações com noções como “proteção à vida”, “família” e “infância”, por exemplo. Em seguida, a dissertação perscruta, mais detidamente, as intensas mobilizações da deputada a respeito do protesto religioso, ocorrido em 16 de agosto de 2020, contra a realização, numa maternidade no Recife, do procedimento de aborto legal em uma menina de dez anos violentada sexualmente pelo tio no Espírito Santo, onde reside. Abordando o referido protesto, a dissertação tematiza os efeitos, as estratégias e os elementos que compõem a produção de “cenas de visibilidade” constantemente realizadas pela deputada com intermédio de sua rede social Instagram. Por fim, a dissertação divisa diferentes articulações entre as ações políticas organizadas pela deputada, o bolsonarismo e o projeto político de extrema direita no Brasil. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1649218 - FRANCISCO SA BARRETO DOS SANTOS
Externa à Instituição - JACQUELINE MORAES TEIXEIRA
Presidente - ***.658.994-** - ROBERTO CORDOVILLE EFREM DE LIMA FILHO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 18/05/2023 08:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07