Banca de DEFESA: GENILSON ANTONIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILSON ANTONIO DA SILVA
DATA : 10/02/2023
MODELAGEM DINÂMICA EM CONDIÇÃO DE NÃO EQUILÍBRIO DA DESTILAÇÃO REATIVA EM BATELADA SIMPLES.

Destilação reativa, modelo irreversível, destilação em não equilíbrio, transferência de massa.

Um modelo de destilação em não equilíbrio foi aplicado para calcular mapas de curvas de residuais reativos (RRCMs) e diagramas de bifurcação para um destilador reativo em batelada simples. Ela tem aplicação a problemas operacionais e projetos de colunas de destilação reativa (RD). Modelos em equilíbrio termodinâmico não representam adequadamente a interação entre transferência de massa e reação química. A síntese do éter metil terc-butílico (MTBE) foi escolhida como estudo de caso por ser referência clássica na literatura. O problema descrito por equações algébricas diferenciais foi resolvido pelo método Runge-Kutta (stiff). Fenômenos interessantes foram demonstrados a partir da produção de MTBE por RD em batelada simples da mistura não ideal isobuteno/metanol/MTBE. A dinâmica não linear complexa do processo levou aos fenômenos de azeotropia dinâmica e multiplicidade de estados estacionários. Mudanças no número de Damköhler, na área interfacial e na vazão de retirada de vapor podem alterar a topologia dos RRCMs. Foram obtidas novas regiões de destilação, novos azeótropos e novos limites de destilação. Foi demonstrado que o modelo de equilíbrio termodinâmico é um caso limite do modelo irreversível em altas áreas interfaciais ou pequenas taxas de retirada de vapor. Os diagramas de bifurcação obtidos pelo método da continuação numérica revelaram a sensibilidade dos pontos fixos do sistema e limites de destilação aos parâmetros. Os resultados obtidos são úteis para melhorar o projeto e a avaliação de colunas RD em batelada.

Interno - 2130607 - CESAR AUGUSTO MORAES DE ABREU
Externo ao Programa - 1056845 - FELIPE PEDRO DA COSTA GOMES - nullExterno à Instituição - IRAPUAN OLIVEIRA PINHEIRO - UPE
Presidente - 288096 - JOSE GERALDO DE ANDRADE PACHECO FILHO
Externo à Instituição - MAURÍCIO BEZERRA DE SOUZA JÚNIOR - UFRJ