Banca de DEFESA: EDUARDO JOSE BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO JOSE BARBOSA
DATA : 22/05/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Departamento de Engenharia Elétrica (Térreo_Galpão); sala 014.
TÍTULO:

TÉCNICAS DE BUSCA DO PONTO DE MÁXIMA POTÊNCIA DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS BASEADAS NO MODELO GLOBAL NÃO LINEAR DE UM E DOIS DIODOS.


PALAVRAS-CHAVES:

MPP, MPPT, GMPP, Irradiância, Múltiplos Picos, Sombreamento Parcial.


PÁGINAS: 208
RESUMO:

Devido à rápida expansão dos sistemas fotovoltaicos na última década, ficou clara a necessidade de localizar o ponto de máxima potência Maximum Power Point– MPP para maximizar a energia solar capturada sob várias condições ambientais. Quando todos os módulos de um arranjo fotovoltaico recebem a mesma irradiação solar, técnicas tradicionais de seguimento do ponto de máxima potência Maximum Power Point Tracking – MPPT podem encontrar facilmente o MPP. Contudo, se os níveis de irradiância nos módulos fotovoltaicos não forem uniformes, encontrar o ponto de máxima potência global Global Maximum Power Point – GMPP para esses algoritmos fica inviável, uma vez que estas técnicas podem ficar operando em um máximo local enquanto o sombreamento permanecer. Um sombreamento parcial, que pode ocorrer a partir de sombras, nuvens, edifícios ou árvores, por exemplo, exibe na curva potência-tensão um comportamento com múltiplos picos, uma vez que os módulos estão protegidos por diodos de desvio. Neste contexto, neste trabalho são propostas duas técnicas que extraem o GMPP de uma curva tensão potência com múltiplos picos. Estas técnicas, são comparadas a técnicas recentes da literatura onde são obtidos resultados comparativos de simulação e experimentais além deterem seus fluxogramas apresentados. Vale salientar que técnicas baseadas em modelo reduzem as perdas de energia, pois têm respostas dinâmicas mais rápidas em comparação as técnicas heurísticas. Portanto, são propostas duas técnicas baseadas em modelo, só que uma delas é válida apenas para séries fotovoltaicas. Um destes algoritmos utiliza o modelo de dois diodos a partir dos parâmetros fotovoltaicos estimados de maneira offline, utilizando a Técnica Híbrida Pattern Search (TH-PS). O outro algoritmo utiliza o modelo de um diodo. Como ambas as técnicas são baseadas em modelo foi proposto um microestimador de irradiância, cuja finalidade é estimar a irradiância de cada módulo a um baixo custo. Esse microestimador pode servir também como monitoramento de uma usina fotovoltaica (FV), já que pode enviar as informações de irradiância para um computador central via Wi-Fi, pois utiliza para comunicação uma ESP8266. Por fim, após a modelagem do conversor utilizado para condições de MPPT, são fornecidos os resultados dinâmicos de simulações, utilizando o software MATLAB, e experimentais, por meio de uma bancada experimental, para várias condições climáticas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO LUIZ BATSCHAUER - UDESC
Interno - 2921718 - FABRICIO BRADASCHIA
Interno - 1134081 - FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS NEVES
Interno - 2889145 - GUSTAVO MEDEIROS DE SOUZA AZEVEDO
Externo à Instituição - LEANDRO MICHELS - UFSM
Presidente - 2378833 - MARCELO CABRAL CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 19/04/2023 13:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11